compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas de jardim
  5. Cuidar do jardim
  6. Jardinagem sem esforço

Cinco dicas para o trabalho no seu jardim ocupar menos tempo

Poupar tempo no jardim

Ter um jardim é fabuloso. Mas vamos ser sinceros: um jardim representa também muitas obrigações e deveres. Se não for realmente fã do trabalho implicado na jardinagem ou não tiver muito tempo para se dedicar a trabalhar a terra, tirar ervas daninhas ou outras tarefas típicas, há algumas dicas que podem ajudar a reduzir a carga de trabalho de forma significativa. A condição para isso é aplicar a sua própria postura relaxada também ao seu jardim. Se aceitar a natureza como ela é, vai sentir muito menos a obrigação de ter que estar sempre a cuidar meticulosamente de tudo e ganha tempo para relaxar.

compo image

Começar na base: plantas com pouca necessidade de espaço

Enquanto que algumas pessoas passam praticamente horas em frente do espelho e a cuidar da beleza para ficarem satisfeitos com a sua aparência, outras pessoas ficam despachadas em poucos minutos. O mesmo acontece no mundo das plantas: há plantas que precisam de uma atenção constante e outras que precisam de muito pouca atenção. Isso aplica-se por exemplo às plantas perenes - uma vez plantadas, alegram-nos ano após ano com lindas flores ou uma rica colheita, conforme o caso. Estas plantas resultam especialmente bem plantadas em pequenos grupos, juntando apenas algumas variedades diferentes. Também os arbustos de bagas e as árvores de fruto robustas transformam qualquer jardim num oásis multicolorido na primavera e dão frutos deliciosos no verão, sem que tenham para isso exigências demasiado altas. 

compo image

O forma de autossustentação mais confortável: o canteiro elevado

Vamos admitir: o cultivo de vegetais e fruta exige algum esforço. Assim, quem se quiser autossustentar, mas sem ter que trabalhar em demasia, deverá optar por uma horta nas alturas. Um canteiro elevado não é apenas amigo das suas costas mas tem também a vantagem de aparecerem menos ervas daninhas. Além disso, os vegetais e hortaliças sofrem menos ataques de caracóis e outros visitantes não desejáveis. E ao plantar espécies pouco exigentes, como rabanetes, couve-rábano, alface e batata, consegue alcançar bons resultados rapidamente e sem grande esforço.

Como criar um canteiro elevado

Um canteiro elevado tem muitas vantagens: poupa as suas costas ao cuidar das plantas e as hortaliças e legumes beneficiam das temperaturas mais amenas do solo e de um bom substrato. Então, mãos à obra!

Ir para as instruções
compo image

Plantas que cobrem o solo e garantem muito verde em menos de nada

A melhor estratégia para quem não gosta de trabalhar no jardim: plantas rasteiras que cobrem o solo. Estas trazem verde em abundância e são muito práticas. Visto que cobrem o solo com um crescimento espesso, não deixam praticamente espaço para ervas daninhas e ao mesmo tempo protegem o solo do sol e da erosão causada pelo vento e pela chuva. Além disso, a água não evapora tão depressa, pelo que poderá regar com menos frequência. Em comparação com outras plantas, estas plantas rasteiras de cobertura do solo são muitas vezes fáceis e rápidas de plantar e não precisam de ser substituídas todos os anos. Mais uma vantagem: as espécies de rica floração representam fontes de alimento importantes para insetos e outros animais e servem-lhes ainda de abrigo.

compo image

Os benefícios de uma simples camada de folhas e restos de jardinagem

Duas atividades chatas e demoradas no jardim são a remoção de ervas daninhas e a rega. Ambas podem ser reduzidas ao aplicar uma camada de folhas secas e restos de plantas ou relva seca. Ao aplicar uma camada de relva cortada seca, folhas secas ou mesmo ramos cortados e triturados consegue abrandar a evaporação da água nos dias quentes e manter o solo húmido durante mais tempo. É importante misturar bem o material para que não comece logo a apodrecer. As ervas daninhas têm também dificuldade em penetrar pela camada, pelo que é mais uma forma de lhe poupar trabalho.

compo image

Tapete verde sem grande esforço

No que diz respeito à relva, a solução de menor esforço é um prado natural com flores. Prefere o clássico? Então tenha o cuidado de escolher sementes de alta qualidade ao preparar o seu relvado, pois este tipo de relva cresce mais devagar e de forma mais espessa, pelo que necessita de ser cortada com menos frequência. Se tiver uma área de relvado muito grande, pode recorrer a cortadores de relva robotizados para poupar trabalho.

Partilhar