1. COMPO
  2. Guia
  3. Plantas de A a Z
  4. Plantas de jardim
  5. Clemátis

Características

Clemátis

compo image
compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
baixo

Período de floração

Características

Planting location:
Canteiros
Altura da planta:
até 4 m
Cor da flor:
Azul escuro até roxo, vermelho, cor-de-rosa

Correct planting

Plantar clemátis

Local:

A clemátis pertence à família dos ranúnculos (Ranunculaceae).
Sendo oriunda das florestas da América do Norte, da Ásia e da Europa, a clemátis tende a trepar árvores quando plantada no exterior, para procurar a luz solar. As raízes permanecem na sombra. Se nos orientarmos nos seus hábitos naturais, os lugares ensolarados e com sombra parcial são os mais adequados. Recomenda-se proteger as raízes do calor e da desidratação com uma camada de proteção ou com plantas que formem um tapete no chão. Campânulas e outras plantas pequenas (p. ex. Heuchera, Hosta) são ideais para providenciar sombra às suas raízes. Pedaços de barro cozido ou pedras são igualmente uma solução eficaz.

Plantar:

Como planta nativa das florestas, a clemátis precisa de um solo rico em húmus e com humidade constante, mas que permita uma boa drenagem de água em excesso. A melhor altura para plantar é agosto/setembro. A terra está mais quente nesses meses, o que ajuda a planta a enraizar no novo solo sem problemas. Tire a clemátis do vaso com muito cuidado. Se o torrão estiver seco, é melhor regar muito bem antes de continuar. Plante a clemátis no jardim a uma profundidade superior (aprox. 15 cm) àquela a que se encontrava no vaso em que a comprou. Isso estimula o crescimento da planta e protege-a das geadas. Encha os primeiros centímetros do buraco de plantação com areia ou gravilha, para melhorar a drenagem do excedente de água.

A nossa dica

As clemátis precisam de um suporte para começarem a trepar. Se este for instalado numa parede orientada para oeste, tenha o cuidado de deixar uma distância de aproximadamente 10 cm até à parede. Desta forma, a parte de trás fica devidamente arejada.

Correct care

Cuidar da clemátis

Rega:

A clemátis deve ser regada regularmente, sempre que a camada superior da terra estiver seca. Isso é especialmente importante na primavera e no verão. Ainda assim, tenha cuidado para evitar que a planta fique encharcada.

Fertilização:

Devido à sua floração longa e ao seu crescimento rápido, esta planta precisa de uma fertilização intensiva. O nosso fertilizante de longa duração para roseiras garante o fornecimento adequado de nutrientes durante 6 meses.

Poda:

  • Variedades que florescem na primavera (p. ex. Clematis alpina, Clematis montana): podar apenas quando necessário. A poda é feita, à altura pretendida, logo a seguir à floração.
  • Variedades que florescem no verão (p. ex. Clemátis integrifolia e Clemátis viticella): cortam-se completamente a aprox. 40 cm da base no fim do outono. Estas plantas só formam novos brotos após a poda.
  • Floração no fim da primavera, no fim do verão e no outono: corte apenas as flores murchas e o par de folhas situado logo por baixo. Assim, a planta terá uma segunda floração forte. Em novembro/dezembro, corte todos os rebentos pela metade.
compo image
Quotemark

Um belo par

As clemátis e as roseiras trepadeiras combinam muito bem. Em termos de floração, elas complementam-se uma à outra e a roseira fornece à clemátis um suporte adequado para trepar. Plante a roseira trepadeira idealmente 2 a 3 anos antes da clemátis.

RENE WADAS, especialista fitossanitário

Partilhar