Cultivo de legumes
Felizmente não é difícil cultivar legumes frescos diretamente à porta de casa e após algumas semanas surge a recompensa na forma de uma colheita saborosa. Encontra aqui algumas dicas práticas para um bom arranque com a horta.
Os preparativos
Melhorar o solo: trabalhar a terra com ferramentas ou máquinas adequadas, para tornar o solo solto e plano, cria as devidas condições para preparar o canteiro para a semeadura. Deve também retirar raízes e pedras. A vantagem: ao trabalhar o solo, este torna-se mais seco e menos frio a seguir ao inverno - dois requisitos importantes para um bom crescimento das plantas. Desta forma estimula-se ainda a vida dos microorganismos no solo, ou seja, favorece-se o trabalho dos organismos no solo de transformar e triturar matérias orgânicas mortas, tais como folhas e raízes. A isso acresce a vantagem das ervas daninhas terem a vida dificultada. Os fertilizantes podem ajudar nessa fase a melhorar a vida no solo.
Encha as sementeiras: se optar por cultivar as plantas a partir das sementes em sementeiras, deve utilizar unicamente recipientes limpos e livres de germes, bem como substrato de semeadura com baixo teor de sal.
Verifique a qualidade das sementes: sementes frescas garantem os melhores resultados em termos de germinação. Pode utilizar restos do ano passado, desde que tenham sido armazenados num local seco e livre de geadas.
Semear
Proteção contra o frio: nas regiões mais frias deve ter o cuidado de proteger as semeaduras precoces com um frasco de vidro. Distribua as sementes de forma uniforme nas sementeiras ou nos vasos preparados. Conforme a espécie de planta, aparecem rapidamente as primeiras plantinhas desde que se mantenha uma temperatura à volta dos 20°C.
Semear ao ar livre: conforme a sensibilidade das plantas, é possível começar a semear diretamente ao ar livre a partir de março, nas regiões amenas até um pouco mais cedo. Nas regiões mais frias, recomendamos que espere até meados de maio para semear ervas aromáticas e legumes que preferem o calor.
Os cuidados
Separe as plantas: assim que o primeiro par de folhas estiver bem formado, comece por separar as plantinhas que estão demasiado próximas umas das outras. Isso é importante para aumentar a distância entre as plantas e reduzir o risco de doenças causadas por fungos.
Plantio: plante agora as plantas jovens bem desenvolvidas no canteiro devidamente preparado. Se houver a ameaça de geadas, é aconselhável proteger as plantinhas com uma cobertura em plástico ou uma malha de proteção.
Tratar do canteiro: até à colheita é necessário regar e fertilizar os legumes e as ervas aromáticas regularmente, bem como trabalhar o solo superficialmente e retirar ervas daninhas. Uma verificação regular à procura de pragas permite ainda prevenir prejuízos e assegurar uma colheita rica.
Estes produtos combinam com a sua horta