Ajuda
Se você precisar de aconselhamento individual sobre como cuidar de suas plantas ou à procura de uma resposta para uma pergunta específica em COMPO're feliz em ajudar.
No jardim, o melhor momento para adubar é a primavera, ou seja, coincidindo com o rebentar das plantas em abril. Em função da duração do efeito dos produtos pode ser necessário voltar a adubar no verão.
No caso dos adubos com guano COMPO deve adubar-se 2 a 3 vezes por ano: na primavera e 2 a 3 meses mais tarde, no verão.
As plantas de interior, de vaso e de terraço, costumam ser adubadas com fertilizante líquido. Consoante as necessidades de cada planta, na primavera-verão é necessário regá-las 1 ou 2 vezes por semana com uma solução fertilizante. A partir de setembro pode reduzir-se o adubo para 1-2 vezes por mês. Para poupar trabalho, também pode utilizar varitas fertilizantes, cujo efeito de longa duração pode durar até 3 meses, por exemplo com COMPO Varitas Fertilizantes com Guano.
A melhor época é na primavera, quando as plantas saem do seu repouso vegetativo. O novo vaso deveria ser aproximadamente 2 a 4 centímetros maior do que o anterior. As plantas jovens devem ser transplantadas todos os anos; as plantas adultas a cada 1 ou 2 anos. Se utilizar um substrato de alta qualidade, como o COMPO SANA Universal, pode ter a certeza de que a sua planta irá crescer corretamente.
Geralmente, os melhores adubos são aqueles que contêm todos os nutrientes necessários para as plantas São também denominados adubos completos. Para além de importantes substâncias nutritivas (azoto, fósforo, potássio e magnésio), estes produtos incluem também oligoelementos (ferro, manganês, etc.), igualmente necessários para a saúde da planta. Desta forma evita-se um fornecimento incompleto de nutrientes, como acontece, por exemplo, com as coníferas quando se lhes dá, com frequência, sulfato de magnésio. Um exemplo de adubo completo é o COMPO Adubo Azul Universal NovaTec. Para o jardim costuma empregar-se adubo granulado espalhando-o de uma a 2-3 vezes ao ano. Para adubar as plantas de interior, de vaso e de terraço, são apropriados os fertilizantes líquidos ou os sais nutritivos que se adicionam semanalmente, à água da rega. Desta forma as plantas recebem todos os nutrientes e crescem de forma homogénea. Outra opção é usar varitas fertilizantes que vão libertando lentamente, durante 3 meses todos os nutrientes necessários diretamente sobre as raízes da planta.
No jardim, o adubo é espalhado de forma homogénea por toda a zona das raízes das plantas passando-se depois ligeiramente com o ancinho. Tenha em conta que a raiz de uma planta ocupa tanto espaço por baixo da terra como a sua folhagem por cima. Para árvores e arbustos de maior tamanho a norma é adubar, sobretudo a zona exterior, já que é aqui onde se formam as raízes novas, encarregadas de absorver os nutrientes. As raízes que se encontram diretamente junto ao tronco, são tão lenhosas que já não podem absorver nutrientes. Em temporadas de seca, o efeito do adubo é acelerado por meio da rega.
No caso das plantas de interior, de vaso e de terraço, as regas enriquecidas com adubo devem ser realizadas com a terra ainda ligeiramente húmida. Nunca aplique adubo numa terra demasiado seca, já que poderia danificar as raízes.
No verão, muitas plantas de vaso e terraço são invadidas por afideos. Estes parasitas danificam a planta, sugando a sua seiva, de tal forma que os rebentos encolhem e pouco mais crescem. As cochonilhas segregam melaço, uma substância que deixa as plantas pegajosas. Estes parasitas podem ser facilmente combatidos com sprays prontos a usar, como por exemplo o COMPO Axoris Insecticida Polivalente Pistola, Axoris Bastonetes ou Axoris Granulado.
Os produtos hortícolas e as plantas que dão frutos têm necessidades similares às das plantas ornamentais. Todas as plantas absorvem as substâncias fertilizantes através das raízes e incorporam-nas no seu metabolismo. Quando têm frutos, são recomendados adubos ricos em potássio. Desta forma também se originam por exemplo substâncias aromatizantes.
Pode utilizar COMPO Adubo Azul Universal Novatec, Adubo Guano ou COMPO Adubo Natural que estão preparados para cobrir as necessidades específicas dos produtos hortícolas.
Os produtos que contêm o ingrediente ativo abamectina são adequados.
A COMPO Triathlon Universal Insect-Free AF pode ser usada contra ácaros da casa e do terraço. O produto está pronto a ser utilizado e foi especificamente concebido para áreas mais pequenas. O ingrediente ativo abamectina, que está contido nos produtos, elimina com sucesso os ácaros.
Se várias e especialmente grandes plantas forem afetadas, a COMPO Pest-free plus pode ser usada. Isto é um concentrado de longo alcance.
Em princípio, tanto as crianças como os animais domésticos devem ser mantidos afastados do produto, conforme vem indicado na etiqueta. O granulado deve ser espalhado de forma homogénea no solo, e não em montinhos, para evitar a ingestão acidental.
A fim de evitar a ingestão acidental recomendamos-lhe que prenda os animais domésticos até que o produto esteja dissolvido. Para além disso, este produto tem um ingrediente amargo para evitar a sua ingestão acidental.
Para uma óptima eficácia do produto, utilizar num relvado húmido pulverizado. Isto permite que o granulado adira às folhas das ervas daninhas e assim iniciar o seu efeito por contacto. Caso contrário, o produto não pode desenvolver toda a sua acção e as ervas daninhas não morrem, ou morrem apenas parcialmente.
O melhor adubo para o relvado é um adubo especial de longa duração como, por exemplo COMPO Floranid Adubo Relva. Este adubo liberta os nutrientes necessários durante um período de 3 meses. Contém todos os nutrientes de que o relvado necessita e na proporção adequada.
Uma vez terminado o período de ação, dever-se-á voltar a adubar.
No caso dos relvados, é especialmente importante adubar com um adubo de longa duração, para que cresça lentamente e de forma constante. Deste modo, garante-se o correto crescimento das raízes e por isso, um relvado mais resistente. Os adubos de ação rápida, promovem um crescimento rápido e curto, o que não é bom para a planta. Para além disso, em caso de sobredosagem, existe um maior risco de queimar a planta.
A relva necessita de um fornecimento de nutrientes entre 2 e 3 vezes por ano. A primeira adubação é feita na primavera, quando começam a subir as temperaturas, geralmente em finais de março. Em função da duração do seu efeito, será necessário voltar a adubar no verão. No outono, com vista a preparar o relvado para o inverno, pode adubar-se com um adubo especial, por exemplo com o COMPO Floranid Adubo. Relva Implantação e Regeneração.
1-2 dias após o uso do produto a relva deve ser regada abundantemente e pode ser pisada novamente. O gramado pode ser usado como área de lazer e relaxamento após o primeiro corte.
O sulfato de magnésio apenas contém magnésio. Porém, os abetos necessitam de todos os nutrientes para estar bem nutridos.
Um exemplo típico de um fornecimento incompleto de nutrientes é a adubação frequente de coníferas com sulfato de magnésio. A consequência é um fornecimento excessivo de magnésio, o que pode causar uma carência de potássio que por seu turno, faz com que as agulhas (folhas) fiquem castanhas. Por isso é importante utilizar, também com as coníferas, um adubo especial para coníferas ou abetos com todos os nutrientes necessários. COMPO Adubo Coníferas ou COMPO Corrector Magnésico para Coníferas.
O cuidado da roseira começa com a escolha da localização e da variedade. Se as plantas estiverem demasiado juntas ou o fornecimento de nutrientes for insuficiente são mais sensíveis às influências externas. Há muitos tipos novos de rosas cultivadas resistentes às doenças mais importantes. Por isso, é importante informar-se sobre o assunto antes de comprar a roseira. As roseiras costumam sofrer o ataque de três fungos: Oídio, mancha negra e ferrugem da roseira.
O oídio forma uma camada branca nas folhas, flores e rebentos. A mancha negra provoca o aparecimento de manchas escuras, as folhas amarelecem e caem antes de tempo. Pelo seu lado, a ferrugem da roseira forma umas pústulas no verso das folhas, que vão do laranja avermelhado ao castanho escuro, provocando também a queda prematura das folhas. Para combater estas três doenças por fungos só é necessário um fungicida capaz de atacar todas ao mesmo tempo. Neste caso, é importante aplicá-lo quando aparecerem os primeiros sintomas e repetir o processo, várias vezes, a cada 10-14 dias. São adequados os produtos fungicidas.
As roseiras de raiz nua são plantadas entre março e abril, e entre outubro e novembro; em recipiente podem ser plantadas durante todo o ano.
As roseiras de raiz nua devem ser introduzidas umas horas antes, num balde com água antes de serem plantadas; as roseiras em recipiente devem ser regadas com abundância.
Corte as raízes com tesouras afiadas ou uma faca até deixar aprox. 20 centímetros. Nos cortes formar-se-ão raízes lenhosas, essenciais para absorver os nutrientes.
A roseira deve ser plantada de forma que o ponto de enxerto (a parte mais grossa do talo da raiz) fique aproximadamente 5 centímetros debaixo de terra. Retire o recipiente antes de plantar. Para que a planta agarre junte à terra da cova um melhorador de solos que garanta o enraizamento como, por exemplo o COMPO AGROSIL Estimulador de Raízes.
Encha o buraco de plantação deixando a terra solta. Depois, pise-a cuidadosamente em redor. Ao fazê-lo, deixe um sulco de rega em redor da planta. Regue a roseira com água suficiente para evitar que se formem bolsas de ar entre as raízes e a terra.
As roseiras devem ser podadas, a fim de estimular o seu crescimento e de as manter saudáveis. A poda rejuvenesce a roseira e proporciona-lhe espaço para que os novos rebentos disponham da luz e do ar de que necessitam. A melhor época para podar as roseiras é no início da primavera, quando termina o repouso de inverno, os botões começam a despontar e são já visíveis os novos rebentos. Normalmente isto sucede entre março e abril Em princípio, deve cortar-se sempre por cima de um botão que cresça virado para fora. Ao fazê-lo realize o corte na direção do botão e deixe aproximadamente 5 mm acima deste. Para podar utilize tesouras afiadas. Em primeiro lugar elimine os rebentos mortos, débeis e doentes. Depois, pode os rebentos restantes conservando de 4 a 7 botões. Geralmente deixam-se um pouco mais compridos os rebentos mais fortes enquanto os rebentos mais débeis são deixados mais curtos para estimular o seu crescimento. No verão elimine, com regularidade, as flores murchas.
Quando o fizer corte até à segunda folha por baixo da flor. Ocasionalmente podem brotar ramos ladrões do porta-enxerto da roseira. Crescem a partir da madeira situada por baixo do ponto onde foi feito o enxerto. São de cor verde clara e costumam ter mais espinhos. Há que eliminá-los, pois retiram os nutrientes e a força para crescer à roseira enxertada, que pode mesmo morrer. Para o fazer, ponha a descoberto os ramos ladrões e corte-os o mais perto possível da inserção.
As roseiras necessitam de uma localização soalheira e arejada, com uma terra argilosa e profunda. Para prevenir doenças fúngicas as plantas não devem ser colocadas demasiado juntas. As roseiras necessitam de muitos nutrientes para uma floração abundante, pelo que lhe recomendamos que adube todos os anos na primavera com COMPO Adubo Roseiras. Com uma poda anual na primavera (março) consegue-se uma planta compacta, para além de se prevenirem as doenças fúngicas. No verão apenas devem ser cortadas as flores murchas e voltar-se a adubar.
A planta perde as suas flores quando a localização e os cuidados não são os adequados. No inverno, a temperatura ideal para a camélia oscila entre 5 e 10 graus Célsius; em nenhum caso deve ultrapassar os 15 graus. Entre março e outubro procure manter a terra a uma humidade constante e com um bom fornecimento de nutrientes com COMPO Adubo Hortênsias.
Para obter uma floração bonita e duradoura, para além de uma terra de qualidade é importante adubar regularmente. A maioria das plantas de vaso e terraço requer muitos nutrientes, como por exemplo os gerânios. Pode juntar fertilizante líquido à água da rega uma ou duas vezes por semana. Outra opção é utilizar um adubo que poupe trabalho, como o COMPO Varitas fertilizantes com guano. Este adubo atua durante 3 meses, pelo que apenas necessita de o utilizar duas vezes por estação. Ou então, ao plantá-las, pode juntar à terra um adubo granulado para 100 dias como, por exemplo, COMPO Adubo Vasos e Floreiras.
Geralmente é devido à cochonilha. Estes parasitas, que costumam encontrar-se no verso das folhas, sugam a seiva das nervuras e segregam melaço. Para combater estes pequenos insetos, utilize COMPO Axoris Insecticida Polivalente Pistola. Elimine cuidadosamente as cochonilhas mortas com um pano húmido.
Isso é geralmente devido à aranha vermelha, um inseto (ácaro) que se sente especialmente bem no inverno, devido ao ar seco do aquecimento. Pulverize a sua planta regularmente com água e combata os parasitas com COMPO Fazilo Insecticida Natural. Também pode cortar os rebentos infestados.
O ficus necessita de muita luz. A melhor localização é uma janela orientada para oeste. Se estiver um pouco afastado da janela, sobretudo no inverno, não recebe luz suficiente, e por isso perde as folhas. Procure não rodar a planta; mude-a de sítio e quando a ventilar, proteja-a das correntes de ar frio.
COMPO. Desfrute do seu jardim.
Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.
Serviço
Mais sobre COMPO