Como se explica este fenómeno meteorológico
Não há outra regra de agricultura tão inconveniente quanto a regra dos Santos do Gelo nas regiões frias. Não importa se são frutas, legumes ou flores: se quiser ter a certeza de não apanhar geadas tardias, terá que esperar até final de maio para semear. Mas o que está por trás desta regra antiga? Vamos explicar-lhe neste artigo em que se baseia esta crença antiga e como surgiu o nome estranho.
Assim que o tempo começa a melhorar em abril, ficamos com vontade de plantar, semear e mudar plantas de vaso. Mas cuidado: as estatísticas de meteorologia de longo prazo mostram que há risco de ocorrência de geadas nocturnas até final de maio nas regiões mais frias. Quem for demasiado apressado, arrisca-se a que as plantinhas cuidadosamente cultivadas ou as plantas de vaso que passaram o inverno abrigadas sucumbam às geadas tardias. Do ponto de vista da meteorologia, estes dias de frio tardio podem ser explicados pelas elevadas diferenças de temperatura nessa altura entre a Europa Central e as regiões costeiras do norte da Europa. Uma vez que o interior aquece mais depressa do que as regiões costeiras devido a ter menos vento, surgem depressões no norte. Estas atraem o ar quente e isso leva a que correntes de ar geladas provenientes das regiões polares sejam empurradas para o continente. Assim, apesar de semanas de bom tempo e temperaturas amenas, podem ocorrer novamente geadas nocturnas ou mesmo neve nas regiões frias. É claro que os dias assinalados no calendário servem apenas de orientação; os agricultores e os jardineiros podem hoje em dia geralmente confiar nas previsões do tempo. É um facto: as geadas tardias na Europa Central eram bem mais frequentes e severas no século XIX e XX comparado com hoje em dia - uma evolução que se deve provavelmente ao aquecimento global.
A designação "Santos do Gelo" é oriunda de crenças populares antigas. Refere-se não apenas aos dias relevantes para a agricultura, mas também aos dias de comemoração religiosa em honra de bispos e mártires católicos: Mamertus (11 de maio), Pankratius (12 de maio), Servatius (13 de maio), Bonifatius (14 de maio) e Santa Sofia (ou a Sofia fria, como é chamada, a 15 de maio). Visto que antigamente as geadas tardias ocorriam logo nestes dias comemorativos, estas personalidades receberam a designação de "Santos do Gelo".
Esta regra antiga ainda vem do tempo antes da reforma do calendário em 1582, na qual foram excluídos dez dias do calendário. Na realidade, as datas deste fenómeno meteorológico deveriam ser passadas para a frente, passando a ser de 21 a 25 de maio, visto que continuaram nas datas do calendário antigo. Deve ainda ser referido que as datas dos Santos do Gelo varia de acordo com a região. Na Alemanha, por exemplo, designa-se no norte do país o período de 11 a 13 de maio como Santos do Gelo, enquanto que no sul do país se trata do período de 12 a 15 de maio. Esta regra de agricultura é também conhecida noutros países da Europa Central. Basicamente, temos a seguinte recomendação: não confie em demasia na crença dos Santos do Gelo, mas opte antes por consultar a previsão do tempo, antes de transferir as suas plantinhas cultivadas para o ar livre. É que o tempo permanece tal e qual como sempre foi: só é previsível a curto prazo.
Pode também gostar destes temas