compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Fundamentos
  5. Substratos e composto
  6. O que deve saber sobre substratos para plantas

O que deve saber sobre substratos para plantas

Há muitos substratos para plantas. Mas como saber qual o melhor para as suas plantas? Vamos explicar-lhe as diferenças entre substratos e mostrar-lhe aqui tudo o que deve ter em consideração aquando da compra.

O que contém um substrato para plantas?

Visto que cada planta tem as suas necessidades individuais, existem também substratos diferentes constituídos por misturas de diferentes ingredientes. O resultado é que pode haver diferenças consideráveis entre substratos. Classificamos as diferentes propriedades dos substratos em propriedades físicas, biológicas e químicas.

Propriedades físicas

  • Estrutura/estabilidade
  • Volume dos poros
  • Capacidade de armazenamento de água
  • Capacidade de armazenamento de oxigénio

Propriedades biológicas

  • livre de pragas
  • livre de/pobre em sementes de ervas daninhas
  • livre de germes

Propriedades químicas

  • pH
  • Teor em sal
  • Teor em nutrientes
  • Efeito tampão

As propriedades físicas e biológicas são determinadas pelo substrato base da mistura, por exemplo composto, húmus ou turfa. Ao adicionar outros ingredientes, tais como minerais argilosos, areia de quartzo ou perlite, é possível refinar as propriedades do substrato e adaptá-lo às necessidades de diferentes tipos de plantas. As propriedades químicas dependem igualmente da mistura. A cal, por exemplo, regula o pH, enquanto a adição de fertilizante garante o fornecimento de nutrientes às plantas. É por isso importante prestar atenção à composição dos substratos aquando da compra.  

compo image

Por que a escolha certa do substrato é tão importante?

O substrato é para as plantas uma espécie de "sala de estar". O que é importante para si, por exemplo, para se sentir bem na sua casa? Deve haver espaço suficiente e móveis que permitem relaxar; além disso não deve estar demasiado frio ou demasiado calor. O mesmo aplica-se aos substratos: dão suporte às raízes e garantem que a planta se consiga manter estável. Ao mesmo tempo armazenam água e nutrientes e possuem poros de ar suficientes para assegurar a respiração das raízes.

Como reconhecer um substrato de elevada qualidade?

Um bom substrato contém a quantidade certa dos nutrientes adequados para um determinado tipo de planta e uma fertilização base que fornece os nutrientes durante as primeiras semanas após o plantio. Outra característica de qualidade é o pH: as plantas só conseguem absorver os nutrientes quando o substrato tem o pH certo. Preste também atenção à consistência da terra: os substratos de elevada qualidade são misturados uniformemente e ao serem tocados desfazem-se em pedaços soltos, mas estáveis. Por fim, é boa ideia cheirar o substrato - uma boa terra cheira ao solo da floresta e não deve cheirar a podre ou a mofo.

Dica

A maior parte das plantas prefere substratos com um pH entre 5,5 e 6,5. Por outro lado, as plantas das charnecas e dos pântanos (como por exemplo cranberries, rododendros) só se desenvolvem bem num canteiro ou vaso com terra ácida (pH entre 4 e 5).

compo image

O que torna os substratos da COMPO tão especiais?

Lançado em 1956 como o primeiro substrato em embalagens práticas para o consumidor doméstico, ainda hoje é a marca mais conhecida na nossa gama de produtos: o nosso substrato COMPO SANA®. A composição deste substrato é exatamente adaptada às necessidades das plantas e inclui todos os ingredientes necessários para um crescimento saudável. Graças às receitas aprimoradas e uma mistura especial de oligoelementos, alguns dos nossos substratos conseguem mesmo fornecer nutrientes às plantas durante um período de até doze semanas. Controlos rigorosos por parte do instituto independente de investigação e pesquisa agrária alemão (LUFA) bem como o controlo de qualidade certificado pela norma DIN ISO garantem a manutenção constante da elevada qualidade dos substratos COMPO.

Já agora: todos os nossos substratos com turfa são certificados pela fundação "Responsibly Produced Peat". Esta organização europeia estabeleceu um sistema transparente de certificação para a obtenção sustentável de turfa. Este sistema inclui critérios muito rigorosos relativamente à seleção das áreas, ao processo de obtenção de turfa e à utilização subsequente das terras.

Como evitar a turfa no jardim?

Se quiser optar por alternativas aos substratos baseados em turfa, já o pode fazer hoje em dia de consciência tranquila. A turfa contida na maior parte dos substratos e que é valiosa para as plantas, pode ser substituída pelo húmus de casca de árvore, composto ou fibras de coco e madeira. Estes materiais naturais garantem igualmente bons resultados a nível de crescimento.

Como mudar as plantas corretamente

As plantas precisam não só de luz, água e nutrientes suficientes, mas também espaço suficiente. Saiba aqui mais sobre a importância das mudas das plantas e como devem ser feitas.

ler mais

Partilhar