Um abeto cortado, usado como árvore de Natal, começa rapidamente a perder as agulhas assim que for instalado em casa, comprometendo um pouco a alegria da época festiva. A perda de agulhas depende sobretudo da variedade, do local e dos cuidados que se lhe dão. Saiba aqui o que pode fazer para abrandar a perda de agulhas da sua árvore de Natal.
Se as agulhas começarem a cair, já é tarde de mais. É por isso importante seguir as dicas desde o início. Já a escolha da árvore de Natal é um primeiro passo para prevenir problemas, se escolher a variedade certa. Diferentes variedades de abetos tendem mesmo a perder as agulhas a ritmos diferentes. O abeto-nobre e o abeto do Cáucaso são especialmente indicados para uma estadia mais demorada na sua sala.
Comerciantes regionais de dimensões mais reduzidas são uma boa opção para a compra, visto que as árvores são muitas vezes mais frescas, não tendo ainda passado muito tempo desde o corte. Alem disso, é possível determinar pela superfície de corte o tempo que passou desde que a árvore foi cortada. Quanto mais escura for a superfície, mais tempo passou desde que o abeto foi cortado. Em alternativa, alguns fornecedores regionais permitem também que a própria pessoa trate do corte ou da retirada da árvore, para garantir a maior frescura, idealmente o mais tarde possível após reserva prévia. Assim, poderá reservar bem cedo um exemplar bonito e cortá-lo só quando chegar a altura certa.
Quando tiver escolhido um abeto bonito e transportado para casa, é aconselhável retirar logo a rede, para que os ramos possam voltar a estender-se. Antes de trazer o abeto para dentro de casa, deve deixá-lo em pé durante um dia numa garagem, numa varanda protegida do vento ou num corredor frio, por exemplo. Desta forma, pode evitar as variações de temperatura extremas e impedir que o abeto perca as agulhas demasiado depressa.
O abeto precisa de muita humidade para se manter verde, pelo que deve ter isso em consideração. Para assegurar que não falte água ao abeto, recomendamos-lhe que corte uma rodela fina do tronco a seguir ao corte original, para ficar uma superfície fresca e colocar de seguida a árvore para dentro de um balde com água. Para o suporte de árvore de Natal na sala pode utilizar simplesmente água da torneira. Controle o nível de água todos os dias e reabasteça, se necessário, para a árvore ter sempre água. Pode também borrifar os ramos com água ou com o produto da COMPO para melhorar o verde do buxo, para obter um verde ainda mais bonito .
Outro aspeto importante é a escolha do local certo. Deve escolher um local o mais afastado possível da lareira ou dos aquecedores, onde não faça muito calor e não haja muitas correntes de ar. Assim, a árvore de Natal só irá começar a perder as agulhas muito mais tarde.