Um ambiente exótico em casa
Porquê olhar para o longe, quando um dos destinos de viagem mais belos fica diretamente a seguir à porta da sua varanda? Não importa o espaço que tem: com a seleção certa de plantas de vaso transforma a sua varanda num oásis de bem-estar. Deixe-se seduzir por flores exóticas, perfumes divinais e citrinos refrescante - e não vai demorar muito até que não vai querer sair mais do seu novo destino de férias preferido.!
Não precisa sempre de plantas muito exóticas para transformar a sua varanda num mar de flores coloridas. Também determinadas flores bem conhecidas são perfeitas para criar um ambiente na sua varanda que faz lembrar terras distantes. As begónias, as petúnias e as fuchsias são populares pelas suas flores exuberantes e a sua origem é a América do Sul. Conforme a variedade, é possível ter begónias com flores de quase todas as cores e ainda por cima são fáceis de cuidar. Uma característica especial das petúnias são as suas flores em forma de trombeta - na maior parte das vezes em branco, cor-de-rosa, vermelho ou azul e por vezes mesmo com padrões irregulares ou ás riscas. As fuchsias oferecem flores muito belas e ainda por cima existem mais de 100 variedades. Estas plantas são ideais para criar um ambiente exótico bem diversificado na sua varanda.
É claro que os cheiros característicos não podem faltar num ambiente que pretende fazer lembrar países distantes. Uma planta ideal para esse efeito e que convida para uma viagem perfumada sem sair do sítio, é o gerânio de cheiro, por exemplo. Esta variedade oferece algo especial, embora seja relativamente discreta quando comparada com os gerânios atuais do tipo francês cheios de flores. Existem variedades com as mais diversas formas, cores e tamanhos de folhas. Estas plantas possuem na parte inferior das folhas pequenas glândulas que espalham o seu perfume. Estas abrem-se e espalham um óleo bem perfumado ao serem esfregadas ou mesmo só tocadas. Limão, laranja, maçã, hortelã ou até chocolate: os gerânios de cheiro trazem-lhe perfumes intensos a lembrar países distantes para a sua varanda.
Prefere algo mais discreto? Então deixe-nos sugerir-lhe a bacopa ornamental (Sutera cordata). Esta planta é oriunda da África do Sul e desenvolve inúmeras flores brancas que parecem flocos de neve ao dançarem ligeiramente na brisa do verão. Ela floresce entre maio e outubro, também com flores suavemente violetas ou cor-de-rosa. Também as variedades anãs das roseiras, originalmente oriundas do Médio Oriente e da China, representam uma boa escolha com as suas belas flores e o seu perfume agradável. As vantagens: são compactas, espessas e florescem incansavelmente durante o verão inteiro. Das roseiras anãs há tantas cores e formas de flor como no caso das roseiras normais.
Também apreciamos muito os citrinos, embora nem sempre sejam fáceis de cultivar. Os citrinos são oriundos do Sul, pelo que nas regiões mais frias só ficam à vontade durante o verão e precisam de passar o inverno abrigados das geadas. Pelo menos a maior parte dos citrinos. Porque agora existem novas variedades de limoeiros, laranjeiras e outros citrinos que foram criadas para tolerarem temperaturas negativas. Se forem deixados num local protegido e bem tapados, sobrevivem também nas regiões mais frias o inverno ao ar livre sem problemas e recompensam-nos no verão com flores perfumadas e frutos sumarentos. Outras plantas adequadas são por exemplo o loureiro, o loendro, a lavanda ou o alecrim. Para cada uma destas plantas há que lhes providenciar as condições que precisam para se desenvolverem de forma saudável. Os nossos substratos especiais são formulados precisamente para as necessidades individuais de determinadas plantas e possuem uma boa capacidade de armazenamento de água e ar, pelo que favorecem o desenvolvimento ideal das plantas.
Nas mudas, tenha o cuidado de escolher vasos que sejam pelo menos 3 a 4 centímetros maiores do que o torrão das plantas. No fundo do vaso deve haver sempre pelo menos um furo para garantir a drenagem da água. Utilize pratos para evitar que a varanda ou o terraço se suje devido à água da rega a sair dos vasos. O substrato deve providenciar estabilidade. Isso significa que não deve "colapsar" para dentro ao ser regada. As raízes desenvolvem-se melhor com substrato estável, o que faz a planta produzir mais rebentos e crescer melhor. Substratos especiais de qualidade contém para esse efeito por exemplo perlite ou húmus de casca de árvore que permitem o arejamento das raízes e aumentam a capacidade de armazenamento de água.
Estes produtos ajudam a cuidar das suas plantas de varanda