compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas para vasos e varandas
  5. O que pode fazer no verão para ajudar as plantas na sua varanda

O cuidado certo quando o calor aperta

O que pode fazer no verão para ajudar as plantas na sua varanda

Também tem memórias menos boas do verão extremamente quente de 2018? Se por um lado estávamos a desfrutar das temperaturas quentes, por outro lado estavam as nossas plantas de varanda a sofrer muito. Os cientistas preveem que estes períodos de seca e calor extremos possam suceder com mais frequência no futuro. Vamos dizer-lhe como pode preparar os seus amigos verdes para condições meteorológicas extremas e reduzir o risco de possíveis danos no verão.

compo image

O melhor ponto de partida: raízes bem desenvolvidas

Mais vale prevenir do que remediar - isso é especialmente verdade no que diz respeito a cuidar de plantas. Já com a escolha do substrato certo torna-se possível favorecer o crescimento saudável das plantas em períodos de seca. O nosso substrato para plantas de varanda e de vaso tem por exemplo uma capacidade especial de armazenamento da água da rega, permitindo que seja depois libertada às plantas de acordo com a necessidade. Assim, o substrato mantém-se húmido durante mais tempo, pelo que não necessita de regar com tanta frequência.

Dica COMPO

Coloque conchas ou pedras por cima da terra - isso evita uma evaporação demasiado rápida e protege contra o sobreaquecimento. Se utilizar vasos de terracota, pode ainda envolvê-los em panos húmidos.

compo image

Prefira plantas robustas

Uma medida de longo prazo que vai recompensar em alturas de calor e seca: plante variedades que toleram melhor o calor. Se gostar do estilo clássico, opte por exemplo por gerânios, lavanda ou petúnias. Mas também as margaridas-do-cabo ou a flor-canhota sentem-se muito bem ao sol. É claro que também as plantas nativas do Mediterrâneo, como por exemplo os citrinos e os loendros, se sentem à vontade com temperaturas quentes. Se houver sol a mais, pode instalar um guarda-sol ou um toldo para proteger as suas plantas.

compo image

Regra número um para períodos de calor extremo: regar de forma inteligente

É fundamental regar de manhã, sobretudo na presença de calor extremo. Assim, a terra absorve mais depressa a água, pois ainda está um pouco húmida da noite e a planta acaba por receber a água mais facilmente. Se regasse à hora do almoço, as folhas poderiam queimar-se com o calor e, ao regar ao fim do dia, é possível que a terra permaneça molhada durante a noite, aumentando o risco do aparecimento de doenças causadas por fungos. É melhor regar uma vez generosamente do que várias vezes apenas ligeiramente. As plantas só podem desenvolver raízes profundas e utilizar reservas de água, se toda a terra ficar regularmente húmida. Uma vez que terra húmida absorve melhor a água, aconselhamos a regar primeiro apenas um pouco e depois regar generosamente passados dez a quinze minutos. O melhor é utilizar água da chuva, pois reduz os custos com o consumo de água da rede, alivia o ambiente e ainda por cima é bom para as suas plantas, visto que a água é macia e tem a temperatura certa.

Partilhar