Um paraíso para insetos
Os prados naturais não são realmente uma alternativa ao relvado, mas representam antes toda uma forma própria de vegetação para um jardim cheio de cores. Quando as monoculturas dominam a paisagem, os jardins mantidos o mais ao natural possível tornam-se cada vez mais importantes para os insetos benéficos. No caso do prado natural, estimula-se o crescimento e o desenvolvimento de um relvado saudável em conjunto com todas as gramíneas, flores silvestres e ervas que possam crescer nele. Se não gostar de algo assim tão silvestre, pode também contribuir para o bem-estar dos insetos ao criar algumas ilhas ou faixas de prado natural dentro do tradicional relvado bem cuidado.
É óbvio que para um prado natural e saudável não há necessidade de começar com uma base perfeitamente escarificada. Eventuais irregularidades maiores no solo podem no entanto causar problemas também num prado natural, pois é provável que a humidade se mantenha mais tempo nas depressões. Visto que isso iria favorecer o aparecimento de musgo, recomendamos que deixe o solo relativamente plano na mesma. É também uma boa ideia distribuir uma camada fina de composto para favorecer a vida no solo.
Se o relvado apresentar falhas mais extensas e que nem a longo prazo se fecham por si próprias, pode semear nova relva nessas falhas. As misturas de sementes com certificado biológico providenciam um relvado natural e muito resistente. Abra a superfície do solo com um ancinho a uma profundidade de aprox. 1 cm para facilitar a germinação das pequenas sementes de relva. Distribua então as sementes de forma uniforme na superfície preparada e regue-a com regularidade nas semanas que se seguem. Deve evitar uma sobredosagem ao semear, visto que as doenças causadas por fungos se conseguem espalhar mais facilmente entre plantinhas de relva demasiado próximas.
Fertilizar e cortar
Produtos adequados para cuidar de relvados