1. COMPO
  2. Guia
  3. Plantas de A a Z
  4. Plantas para vasos e varandas
  5. Folhado-comum

Características

Folhado-comum

compo image

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
médio

Período de floração

Características

Planting location:
Canteiros
Altura da planta:
até 3 m
Cor da flor:
Branco a cor-de-rosa

Correct planting

Plantar folhado-comum

Local:

O folhado-comum (Viburnum tinus) tem muitos nomes, sendo por exemplo também conhecido como laurestim ou milfolhado. Esta planta pertence à família das hortênsias e é oriunda do Mediterrâneo. Ela é por isso exigente a nível da temperatura. As suas flores de cor branca a cor-de-rosa emanam um perfume agradável.

O local ideal para esta planta é por exemplo junto de uma parede da casa ou outro local no jardim que esteja protegido do vento e com boa incidência de luz solar ou sombra parcial. Apesar da planta gostar de temperaturas mais altas, consegue lidar por períodos breves com temperaturas baixas até aos -10 graus, sendo por isso resistente ao inverno de forma limitada. Em regiões mais frias recomenda-se por isso manter a planta em vasos, uma vez que não tolera bem as geadas. Ao manter a planta no vaso, tem sempre a vantagem de poder deslocá-la rapidamente para um local melhor.

O folhado-comum gosta em particular de solo solto e rico em húmus ou então de substrato para plantas mediterrânicas, se for plantado no vaso.

Plantar:

Mantenha debaixo de olho o crescimento da planta, para se assegurar que há sempre espaço suficiente no vaso. A terra do vaso desta planta deve ser mudada a cada 2 ou 3 anos. Utilize para esse efeito substrato próprio para plantas mediterrânicas. Informações sobre como mudar corretamente a terra de uma planta de vaso encontra aqui.

Reprodução:

A planta pode ser reproduzida facilmente por meio de estacas ou ao levar certos ramos até à terra para formarem raízes. Ambas as técnicas podem ser aplicadas com facilidade mesmo sem conhecimentos em botânica e sem grandes preparativos.

Propagação por meio de ramos levados à terra:

  • os ramos em processo de formar raízes continuam inicialmente ligados à planta mãe
  • force um ramo um pouco mais antigo para baixo até tocar no chão e cubra-o com uma camada de alguns centímetros de terra.
  • Mantenha o solo sempre suficientemente húmido.
  • Assim que se formarem novas folhas no ramo levado até à terra, poderá cortá-lo da planta mãe.
  • Plante depois essa planta jovem noutro local.


Propagação com estacas:

  • é possível cortar as estacas diretamente da planta a qualquer altura entre março e agosto.
  • Escolha ramos ligeiramente mais antigos, ou seja, que já são mais duros ou lenhosos. Se escolher ramos mais verdes (macios), eles irão apodrecer no solo.
  • Retire todas as folhas das estacas, à exceção de duas.
  • Plante a estaca (ainda sem raízes) em campo aberto a uma profundidade de dois terços, ou então num vaso com substrato de semeadura, o que seria a nossa recomendação.
  • Não exponha a estaca a luz solar direta e mantenha a terra húmida.
  • Regue com regularidade até que as raízes estejam totalmente desenvolvidas (até 8 semanas).

Correct care

Cuidar de folhado-comum

Rega:

Esta planta precisa de ser regada durante o ano todo de forma contínua. O folhado-comum não precisa apenas de ser regado no verão, mas também no inverno, para evitar que corra o risco de secar.

A melhor forma é verificar regularmente se a terra junto da planta está húmida. No inverno, regue a planta apenas em dias livres de geada e com água morna. No verão, deve regar a planta unicamente de manhã ou ao fim da tarde. Deve evitar a ocorrência de excesso de água a causar encharcamento.

Fertilização:

Se plantou o folhado-comum em campo aberto, pode dar-lhe na primavera um fertilizante para plantas do Mediterrâneo.

Se optou por plantá-lo num vaso, recomenda-se a utilização de um fertilizante líquido entre março e agosto.

Tenha o cuidado de seguir as instruções do fertilizante, pois um excesso de fertilizante pode fazer mal à planta.

Poda:

É possível fazer a poda do folhado-comum, mas deve ser realizada com especial cuidado. A melhor altura é a primavera. Pode podar a sua planta após o fim da floração (que vai de novembro a fevereiro). Isso dá à planta tempo suficiente para voltar a crescer até à chegada do inverno e formar novas flores.

Medidas no inverno

O folhado-comum suporta sem problemas temperaturas até aos 10 graus negativos. Assim, é possível plantar esta planta ao ar livre em regiões menos frias ou nas regiões vitivinícolas e deixá-la no exterior também durante o inverno. Em regiões mais frias aconselha-se a plantação no vaso. Assim, os vasos podem ser transferidos para o interior para lá passarem o inverno, por exemplo jardins interiores, ou outros locais com boa luminosidade. Desta forma ainda poderá desfrutar durante mais tempo das flores desta planta. Assim que as temperaturas na primavera ou mesmo ainda no inverno deixem de descer abaixo dos 5 graus negativos, poderá voltar a passar a planta para o exterior. Mas o folhado-comum não deve ser apenas protegido de frio excessivo no inverno, mas também do sol direto. Recomendamos por isso que cubra o solo à volta da planta com folhas e composto, a tempo da chegada do inverno. Poderá cobrir a planta com uma malha especial para plantas, para a proteger do sol.

compo image
Todas as partes do folhado-comum são venenosas. Se por exemplo uma criança apanhar as flores e meter os dedos na boca a seguir, poderá ficar com dor de cabeça e náuseas. Recomenda-se por isso a utilização de luvas durante a poda da planta.

Partilhar