compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Ervas aromáticas, frutas e legumes
  5. Citrinos

Vamos acordar, chegou a primavera!

Cura da primavera para citrinos

Os limoeiros, as laranjeiras e outros citrinos apanham carradas de sol nas regiões subtropicais - é natural que não gostem do tempo frio, húmido e cinzento nas regiões mais frias. É por isso que nas regiões mais frias se deve transferir os citrinos muito atempadamente para o seu abrigo de inverno. Quando na primavera as temperaturas voltam a subir, pode novamente transferir os citrinos sensíveis para o ar livre. Mas cuidado: tal e qual como nós, os citrinos também levam o seu tempo a habituar-se à mudança de estação. Com estas cinco dicas pode acordá-los de forma suave da sua hibernação e prepará-los para a primavera.

compo image

Habitue os seus citrinos lentamente ao sol

Os citrinos adoram o sol, mas precisam de tempo para se voltar a habituar aos seus raios quentes após a hibernação de inverno. Não só as pessoas podem apanhar um escaldão, também as plantas podem sofrer queimaduras nas folhas, se forem expostas demasiado cedo e por demasiado tempo ao sol. É por isso preferível começar por deixar os citrinos apenas durante algumas horas ao ar livre, quando chegam os primeiros dias quentes do ano. Se o tempo continuar bom, pode deixar as plantas cada vez mais tempo. Nas regiões frias, só deve deixar os citrinos ao ar livre a tempo inteiro quando é absolutamente certo não haver mais geadas, por norma só a partir de finais de maio.

compo image

O local ideal: quente, seco e ao abrigo do vento

Assim que os citrinos se tiverem novamente habituado às temperaturas mais quentes, passam a preferir os locais quentes e com sol pleno. Para um desenvolvimento saudável, as temperaturas no verão devem rondar os 20 a 25°C. Em geral aplica-se: quanto mais luz houver no local, mais calor suportam estas plantas sedentas de sol. Elas não gostam nada de vento e de chuva - um local protegido é por isso fundamental.

Podar citrinos corretamente

Se quiser fazer uma poda mais extensa à copa de um citrino, recomendamos-lhe que o faça no período de repouso vegetativo; nas regiões frias, a altura ideal é no início da primavera, antes de os transferir para o ar livre. É importante retirar por completo os ramos mal direcionados, pois se apenas encurtar os ramos, eles voltam a criar rebentos laterais, tornando a copa ainda mais densa.

compo image

Os citrinos em vasos precisam de mudas regulares

Uma contribuição importante para o crescimento ideal destas beldades asiáticas consiste em mudas regulares, a cada dois a três anos. Recomendamos para esse efeito um substrato especialmente adequado às suas necessidades. A altura ideal é no início da primavera, por exemplo em março. Se as raízes tiverem preenchido o substrato por completo, recomenda-se para a muda um vaso com mais cinco centímetros no máximo, tendo o cuidado de providenciar uma boa drenagem de água, para evitar que a planta possa ficar encharcada.

compo image
compo image

COMPO Substrato Horta Urbana Citrinos

Utilize substrato especial para as necessidades especiais dos citrinos de origem tropical.

Para o produto

Partilhar