compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Fundamentos
  5. Jardinagem em harmonia com a natureza
  6. Ajudar as abelhas e outros animais benéficos no jardim

Ajudar as abelhas e outros animais benéficos no jardim

O jardim não alberga só as plantas, mas também os animais benéficos. Ajude as abelhas e os abelhões, os lagartos e os sapos, mas também os mamíferos, tais como ouriços, martas e doninhas bem como os passarinhos, é claro, a sentirem-se em casa no seu jardim. Vamos mostrar-lhe como pode apoiar os animais benéficos.

compo image

A importância das abelhas silvestres para o nosso ecossistema

É possível encontrar mais de 500 variedades de abelhas na Europa Central. Alguns exemplos: abelha de mel, abelha cortadora de folhas, abelha-mineira-de-pé-peludo, abelha-do-sul e outras abelhas solitárias. Todas as abelhas, à exceção da abelha de mel, são denominadas de abelhas silvestres ou selvagens.

As abelhas silvestres, tais como as abelhas de mel , polinizam as plantas. Se não houver nenhuma colmeia nas imediações, as abelhas silvestres e os abelhões encarregam-se da polinização das nossas plantas de jardim, como por exemplo os arbustos de bagas, as macieiras ou os girassóis.

A maior parte das abelhas selvagens são solitárias. Elas constroem ninhos tubulares em caules ocos ou nas partes podres da madeira. Mas também os buracos em paredes são bem aceites.

As abelhas silvestres gostam de calor. Elas sentem-se por isso atraídas para as nossas casas devido à radiação de calor. Elas não têm medo das pessoas. É muito fácil e seguro observá-las, uma vez que não têm comportamento agressivo.

Infelizmente contam-se também entre os insetos ameaçados pela extinção. O número das abelhas silvestres diminuiu drasticamente nos últimos 20 a 30 anos. As razões para isso são a falta de alimento e locais de nidificação e hibernação.

Apostar nas plantas certas para as abelhas silvestres

As seguintes plantas servem para a construção dos ninhos e ajudam por isso as abelhas selvagens:

  • Plantas de vaso e varanda: Rosa-brava, cotoneaster, ervilhaca, calêndula, salgueiro, árvores de fruto e arbustos de bagas, tais como groselhas, framboesas, amoras.
  • Plantas para locais húmidos: Ranúnculo, salgueirinha, potentilha
  • Plantas para locais secos e áridos: cinco-em-rama, viperina, corriola, campânula-rasteira
  • Plantas para locais secos e ensolarados (prados): Veronica teucrium, campânula, potentilha 

Algumas abelhas selvagens especializaram-se em determinadas plantas e não se podem alimentar de outras plantas floríferas em alternativa. Ao apoiar e criar estes habitats naturais, começam a surgir plantas variadas que servem de alimento também às abelhas.

Dicas simples

Assim pode apoiar os animais benéficos no seu jardim

Polinizadores

Abelhas selvagens

Alimentam-se de pragas

Lagartos

Ajudantes do jardim

Ouriço

À caça de ratos

Aves de rapina

Como ajudar os animais benéficos a passar o inverno

Os animais benéficos têm muitas vezes dificuldade em encontrar alimento suficiente no inverno. Saiba aqui como apoiar e proteger os animais benéficos no inverno.

saber mais

Partilhar