compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Fundamentos
  5. Jardinagem em harmonia com a natureza
  6. Como ajudar os animais benéficos no inverno

Como ajudar os animais benéficos no inverno

Sobretudo nos meses mais frios, torna-se difícil para muitos dos animais no seu jardim conseguir encontrar alimento suficiente e um bom abrigo. As flores já murcharam, as temperaturas começam a descer e nas regiões mais frias o solo começa a congelar. Para que seja possível manter o equilíbrio entre animais benéficos e pragas no seu jardim, há que proteger os animais benéficos. Irá reduzir assim de forma indireta a presença de pragas que se iriam espalhar na primavera e atacar as suas plantas.

compo image

Proteja os animais benéficos fornecendo-lhes folhas

A medida mais simples para evitar que os animais benéficos sofram com o frio consiste em manter o jardim natural e não demasiado arrumado. Poderá por exemplo espalhar folhas secas nos canteiros e por baixo dos arbustos. Isso faz com que o solo não possa congelar tão depressa e as minhocas ficam protegidas do frio. Essa medida irá ainda ajudar diversas variedades de escaravelhos a sobreviver, sendo que alguns se alimentam de besouros-da-batata, lagartas e ovos de caracol.

Se realizou a poda das suas sebes no outono e ainda não se livrou dos restos, poderá empilhar esse material para fornecer um abrigo de inverno para ouriços, sapos e aranhas. Em alternativa, eles também agradecem se lhes disponibilizar um abrigo na forma de um vaso vazio, por exemplo. Ao ajudar os ouriços, irá também ajudar diretamente o seu jardim, pois os ouriços alimentam-se principalmente de caracóis que por sua vez gostam de atacar as flores e os legumes.

Não podar as plantas perenes

Se esperar até à primavera com a poda das plantas perenes, os pássaros poderão ainda retirar algum alimento das inflorescências das plantas. Além disso, os caules ocos são um local excelente para as crisálidas e os ovos de borboletas se poderem desenvolver. Os passarinhos apreciam muito a presença de bagas de abrunheiro, espinheiro-marítimo, espinheiro-branco ou folhado-comum.

As abelhas e os abelhões precisam também de abrigos: sem elas não haveria flores, frutas e legumes. Assim, a compra ou a construção de um hotel para insetos para o seu jardim representa uma boa solução. Este fornece também no inverno um local de abrigo aos animais.

compo image

Alimentar pássaros

Na Alemanha já é tradição disponibilizar sementes e outros alimentos para pássaros no inverno, quando a procura de alimento se torna mais difícil. Isso leva também a que os pássaros que não forem migrar para sul, voltem todos os anos para o seu jardim. Aqui distingue-se entre os pássaros que comem sementes (tentilhões, pardais, escrevedeira-amarela) e os que comem alimentos macios (piscos-de-peito-ruivo, chapins, ferreirinhas, melros).

compo image

Instruções

Fazer alimento para pássaros em casa

Em vez de comprar alimento para pássaros, pode também fazer uma mistura adequada em casa. Para esse efeito precisa por exemplo de óleo de coco, manteiga concentrada ou banha. Os pássaros que se alimentam de sementes ficarão satisfeitos com grãos de cereais, sementes de girassol, cânhamo ou nozes trituradas. Os pássaros que comem alimentos macios preferem aveia, farelo, passas ou bagas.

Aqueça a gordura e deite-a juntamente com a mistura de sementes para dentro de chávenas, por exemplo. Incorpore por fim um fio para pendurar dentro da mistura. Assim que tiver arrefecido, é só retirar o conteúdo da chávena, remover o papel vegetal e pendurar lá fora.

compo image

Nozes e sementes para esquilos

Também os esquilos agradecem alimento extra no inverno! O ideal são alimentadores automáticos especialmente dedicados para o efeito e robustos, uma vez que os esquilos podem ser bastante agressivos ao se alimentarem. Os alimentadores são enchidos com nozes, avelãs, sementes, sementes de faia, cogumelos ou castanhas. Talvez ainda tenha espaço no jardim para um arbusto de avelã ou bagas? Embora tenha que partilhar a colheita, estes arbustos garantem alimento a longo prazo para os esquilos.

Ajudar as abelhas e outros animais benéficos no jardim

Faça os animais benéficos sentirem-se bem no seu jardim. Ajude as abelhas e os abelhões, os sapos, os lagartos, mas também os ouriços e as doninhas a albergarem-se no seu jardim. Vamos mostrar-lhe como!

saber mais

Partilhar