compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas de jardim
  5. Buxo
  6. A poda do buxo: o seu buxo na forma certa

A poda do buxo

O seu buxo na forma certa

Há séculos que o buxo é uma das plantas mais apreciadas para corte em forma artística ou decorativa. Seja em forma de esfera, pirâmide ou escultura artística: o buxo é a escolha ideal para criar verdadeiras obras de arte graças ao seu crescimento lento. A poda do buxo serve não apenas para a planta ficar mais bonita, mas favorece também o crescimento saudável da mesma. Vamos explicar-lhe como proceder e indicar-lhe tudo que precisa de saber sobre a altura e a técnica certas.

Qual é a altura ideal para a poda?

À semelhança de muitas outras plantas de folhas perenes, é possível cortar o buxo em forma várias vezes por ano em intervalos de quatro semanas. O corte pode ser feito entre abril e setembro, conforme o tempo, a partir do momento em que os novos rebentos tiverem alguns centímetros de comprimento. A altura e frequência da poda dependem largamente do tipo de forma pretendido: para uma sebe e formas geométricas simples é suficiente cortar uma vez no verão. Se quiser que o seu buxo mantenha uma forma mais complexa, aplica-se a regra: quanto mais frequente, melhor.

compo image

Qual a melhor forma de podar o buxo?

Em geral deve cortar apenas tanto por forma a ficar sempre uma pequena parte dos rebentos novos. Utilize sempre ferramentas de corte bem afiadas para não esmagar folhas e ramos na zona do corte. Existem tesouras especiais para realizar cortes mais difíceis e complexos no buxo. Estas têm geralmente uma lâmina bem mais curta do que um corta-sebes, pelo que se torna muito mais fácil cortar curvas e cantos. Corte de início apenas um pouco e tente aproximar-se em vários passos da forma pretendida - assim, mais tarde pode sempre fazer correções que possam ser necessárias. Se fizer um corte exagerado nalgum sítio, vai ter de aceitar um buraco feio ou então cortar ainda mais em todos os outros sítios para compensar.

compo image

Porque os moldes são particularmente úteis para o corte em forma?

Um bom corte de forma é preciso e simétrico. O corte exige prática e habilidade, especialmente se houver mais do que um buxo a ser cortado na mesma forma geométrica. Assim, os moldes feitos em papel ou madeira facilitam em muito o trabalho. Para esse efeito, basta segurar o molde contra o buxo e cortar os ramos que sobressaem do molde. Se ainda assim quiser arriscar o corte sem molde, aconselhamos começar com formas fáceis.

Exemplo

Como transformar o seu buxo em forma de cone numa espiral

  1. Construa em primeiro lugar uma estrutura em bambu e anéis de arame. Encoste para isso várias varas de bambu com uma certa inclinação contra a planta e ate-as no ponto superior onde se cruzam, para criar uma ajuda para o corte em forma de cone. Corte de seguida o seu buxo ao longo das varas de bambu em altura e largura para obter uma forma de cone bem uniforme.
  2. Marque agora o percurso dos entalhes com uma fita grossa, que deve ser colocada em forma de espiral à volta do arbusto. Afixe a fita tanto em baixo como na ponta do buxo e certifique-se de que as distâncias entre cada passagem da fita à volta da planta são o mais iguais possível. Corte agora um ligeiro entalhe na folhagem e ramos do buxo sempre ao longo da fita.
  3. Retire a fita e esculpe agora a área entre os entalhes com uma tesoura. Com alguma paciência e um corte corretivo regular, consegue assim criar uma forma de espiral.

Tudo sobre o buxo

Especial - buxo

O buxo é muito versátil: seja como sebe, delimitação de canteiro ou planta ornamental isolada em forma de esfera, pirâmide ou espiral. Saiba aqui tudo sobre como cuidar destes tesouros de jardim sempre verdes.

Ler mais

Partilhar