compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas de jardim
  5. Buxo
  6. Especial - buxo: tudo o que precisa de saber sobre o buxo.

Cuidar do buxo assim é fácil

Especial - buxo

Embora o buxo tenha sofrido muito nos últimos anos devido à traça do buxo, continua a ser uma planta muito popular para jardineiros dos tempos livres. Seja como sebe, a delimitar um canteiro ou como planta isolada em forma de esfera, pirâmide ou espiral: o buxo é versátil, adequa-se a muitos propósitos e pode transformar-se numa pequena obra de arte se lhe for aplicado um corte personalizado. Saiba aqui tudo sobre como cuidar destes tesouros de jardim sempre verdes.

Parte 1

Plantar o buxo

compo image

Qual o local ideal para o buxo?

O buxo prefere um local protegido do vento. Este pode tanto ser ao sol como parcialmente à sombra, mas não deve ser demasiado quente ou escuro. Se o buxo ficar num local com exposição solar direta e intensa, existe o risco de queimaduras; se o buxo ficar de forma permanente na sombra, aumenta por outro lado o risco da planta contrair uma doença causada por fungos. Também não se aconselha um solo demasiado húmido ou um local que faz cair muita água da chuva por cima das folhas da planta.

O solo precisa de ter boa drenagem de água: o ideal é uma terra um pouco arenosa, com argila e alto teor em húmus. O pH deve situar-se entre os 6,5 e os 7,5. Se o pH for mais baixo, recomendamos acrescentar cal à terra.

Qual a variedade mais indicada?

A variedade mais indicada depende em muito da finalidade com que pretende plantar um buxo. As variedades de crescimento mais lento, como por exemplo "Suffruticosa", são ideais para delimitações de canteiros ou formas geométricas. Existem também variedades mais resistentes às geadas e que se tornam ideais para delimitar canteiros. Se pretende uma sebe mais alta, recomendamos o Buxus sempervierens ou as variedades de crescimento rápido, tais como a "Rotundifolia".

Assim se faz

Plantio do buxo em três passos

1. Visto que as raízes do buxo precisam de muito ar, deve primeiro trabalhar a terra para ficar mais solta. Mergulhe-o depois durante algum tempo num balde com água para que as raízes possam absorver água. Corte por fim aprox. 5 cm das raízes e dos rebentos para estimular o crescimento.

2. O buraco de plantio deve ter uma profundidade de 25 a 30 cm. É importante que seja aprox. 15 cm mais largo do que o torrão da planta. Ao plantar deve deixar espaço suficiente em redor até outras plantas, pois as raízes do buxo são planas.

3. Insira agora o buxo no buraco de plantio. Ele deve ser plantado a uma profundidade semelhante àquela em que se encontrava antes no vaso. Preencha agora o espaço à volta com um substrato especial que seja adaptado às necessidades do buxo. Aperte bem o solo para o buxo ganhar estabilidade suficiente.

A altura ideal para plantar

Em relação à altura ideal para plantar aplica-se a regra: se o buxo tiver as raízes muito nuas, deve ser plantado a partir de outubro e até inícios de maio. Se tiver um bom torrão, também pode esperar mais um mês para plantar.

Parte 2

Podar o buxo

compo image

Como e quando deve podar o buxo?

O ideal é realizar a poda em meados de agosto. Nessa altura, os rebentos jovens já se terão desenvolvido o suficiente para passar de verde claro para um verde forte e serão já quase impossíveis de distinguir dos rebentos mais antigos. Recomendamos realizar a poda com tempo nublado. A razão: visto que é impossível evitar cortar também as pequenas folhas da árvore, os locais onde são cortadas iriam secar com o sol e ficariam com uma desagradável tonalidade cinzenta.

Não se deve podar o buxo após o fim de agosto. A planta iria formar novos rebentos, mas estes não teriam muito tempo para amadurecer antes da chegada do inverno, o que seria especialmente grave nas regiões mais frias com geadas frequentes. Um ou outro rebento desordeiro isolado pode ser cortado no entanto a qualquer altura sem problemas.

Parte 3

Cuidar do buxo

compo image

Como favorecer o crescimento ideal do seu buxo

Mime o seu buxo de ora em quando! já três dias depois da poda torna-se possível ajudar o buxo a regenerar-se mais depressa com a aplicação do nosso produto especial para o buxo. Assim, vai deixar rapidamente de ver folhas amareladas devido à seca, às geadas ou à falta de nutrientes. Este produto é absorvido diretamente pelas folhas e tem um efeito imediato.

Além disso, o produto reforça as defesas do seu buxo contra doenças e pragas. Se tiver muitas árvores, pode também optar por usar o nosso fertilizante de longa duração para até 6 meses. Este favorece o crescimento denso das folhas, promove o verde intenso e o desenvolvimento das raízes. Para plantas de vaso na varanda ou no terraço pode também usar um fertilizante líquido. A composição ideal de nutrientes do nosso fertilizante para o buxo favorece o crescimento e o ferro adicional contido leva a uma folhagem densa e intensamente verde.

compo image

Como reconhecer doenças e pragas

A traça do buxo é a praga mais temida, pois tem feito muitos estragos nos últimos anos. Recomendamos por isso que faça uma inspeção preventiva semanal ao buxo entre março e outubro e se houver os mínimos indícios da presença das lagartas desta traça, comece logo a combatê-la. A lagarta da traça do buxo reconhece-se pela cabeça preta, a cor verde amarelada, as manchas pretas ou listras pretas e brancas bem como o comprimento até 5 cm. Mais informações sobre a traça do buxo encontra aqui.

Há alguns anos tem vindo a atacar também uma doença causada por fungos e que leva à destruição dos rebentos da planta. Este fungo é transmitido pela água e pelo vento. Saiba aqui como reconhecer o fungo do buxo e outras doenças e o que pode fazer para combatê-las.

Sobre a traça do buxo

A poda do buxo

O seu buxo na forma certa

A poda do buxo serve não apenas para a planta ficar mais bonita, mas favorece também o crescimento saudável da mesma. Vamos explicar-lhe como proceder e indicar-lhe tudo que precisa de saber sobre a altura e a técnica certas.

Ler mais

Partilhar