compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Relvado
  5. Plantar e cuidar
  6. Um relvado novo: assim se faz

Um relvado novo: assim se faz

Um relvado denso e saudável forma a base de um jardim bonito. Ao longo do ano, o relvado deve no entanto aguentar muito: crianças a brincar, cães a divertirem-se na relva, festas de jardim, e naturalmente também as intempéries podem por o tapete natural fortemente à prova. Para ter a certeza de que o relvado possa resistir ao quotidiano no jardim, ao criar um novo relvado, torna-se fundamental preparar o solo devidamente e escolher as sementes certas. Saiba aqui o que deve ter em consideração e como deve proceder, passo a passo.

compo image

A melhor altura para semear relva

À partida é possível criar um novo relvado a qualquer altura desde a primavera até ao outono. Se decidir semear no fim da primavera ou já no verão, deve no entanto contar com muito mais trabalho para cuidar da relva. Se semear demasiado cedo, por outro lado, existe nas regiões frias o risco da temperatura do solo se encontrar abaixo dos 10°C, impedindo a germinação das sementes de relva. Algumas das nossas sementes de relva são indicadas para semeadura precoce a partir de uma temperatura de solo de 5°C graças a uma mistura de sementes de elevada qualidade. Ainda assim, aplica-se o seguinte: quanto menos frio estiver o solo, melhor. Não se esqueça por favor que há uma diferença considerável entre a temperatura do ar e do solo - o solo é mais frio do que o ar. Assim, pode dar o melhor arranque possível ao seu novo relvado, ao semear entre abril e finais de maio, ou então em setembro. No outono, as temperaturas são amenas, o solo ainda retém o calor do verão e mantém-se minimamente húmido graças ao tempo variável com alguma chuva.

clique aqui para aceder à nossa seleção de sementes de relva

O solo faz a diferença

É natural que o sucesso da criação de um novo relvado depende em muito do solo. Assim, o solo deve apresentar uma camada fértil superior de pelo menos 15 a 20 cm. Um solo pesado e argiloso armazena habitualmente muita água. Nesse caso recomendamos-lhe tornar o solo mais solto com a adição de cerca de 2-3 m² de areia de quartzo por cada 100 m² de substrato fértil, para evitar que a relva sofra com excesso de água. Por outro lado, se o solo for rico em areia, existe o risco de secar demasiado depressa. Nesse caso, a solução consiste em melhorá-lo com húmus ou um produto ativador do solo.

A escolha das sementes certas

Antes de criar um novo relvado, deve tecer as seguintes considerações relativamente à escolha das sementes: o relvado fica mais tempo na sombra ou exposto ao sol?  O relvado deve resistir a crianças a brincar ou aos convidados de uma festa ao ar livre? Ou trata-se apenas de fechar alguns buracos num relvado antigo já existente? As respostas a estas perguntas ajudam a escolher as sementes certas para cada caso. As nossa misturas de sementes de relva contém variedades de elevada qualidade que respeitam as normas alemãs para misturas de sementes de relva (Regel-Saatgut-Mischung - RSM). A maioria das misturas são constituídas pelas variedades erva-castelhana (a chamada relva), erva-de-febra e festuca-vermelha, sendo adaptadas às exigências de diversas aplicações diferentes, conforme seja para solos desgastados, locais à sombra ou relvados existentes com falhas.

As características especiais das misturas de sementes

Variedadecaracterística

erva-castelhana (relva)

  • muito resistente
  • tolera as secas devido ao bom enraizamento
  • não cede a outras variedades
  • regenera-se rapidamente
  • germinação rápida (7-15 dias) e crescimento acelerado
erva-de-febra
  • relva densa e resistente
  • fecha falhas no relvado
  • tolera bem as secas

festuca-vermelha

  • tolera ser cortada muito curta
  • relva densa e fina
  • adapta-se facilmente e tolera climas secos e salgados

Passo a passo

Criar um novo relvado

  1. compo image

    1

    Preparar o solo

    Comece por trabalhar o solo, até a uma profundidade de uma pá, de modo a ficar solto e retire todas as ervas daninhas, pedras e raízes e deixe a superfície o mais plana possível. Se a área apresentar grandes quantidades de ervas daninhas, pode aplicar um produto fitossanitário adequado para combate às ervas daninhas. Passe por fim um ancinho para deixar a superfície lisa e dê ao solo uma semana de tempo para assentar. Aplique no fim substratos especiais para reparar e preparar a área do relvado.

  2. compo image

    2

    Fertilizar o solo

    Aplique uma primeira fertilização com um fertilizante inicial especial pouco tempo antes de semear. Incorpore o fertilizante na superfície do solo até 2-3 cm de profundidade para garantir que as plantinhas acabadas de nascer tenham desde o início todos os nutrientes que precisam. Em alternativa pode optar por misturas prontas a aplicar constituídas por sementes de relva e fertilizante, aplicáveis num só passo de trabalho.

  3. compo image

    3

    Semear

    As sementes podem ser espalhadas facilmente à mão ou com recurso ao doseador da própria embalagem, desde que não haja vento. Por fim, incorpore com um ancinho as sementes para dentro da primeira camada de solo (1 cm no máximo) para evitar que possam ser arrastadas pelo vento ou secar. Se compactar o solo ligeiramente, com recurso a um cilindro ou uma tábua que é pisada, favorece ainda mais a germinação.

  4. compo image

    4

    Regar o solo

    O solo deve ser mantido húmido de forma permanente nas primeiras três a quatro semanas, para que as sementes possam germinar e as plantinhas crescer. Se as sementes secarem, nem que seja uma vez, perdem logo a capacidade de germinar. Se tiverem apanhado humidade e depois secarem, deixam de poder germinar. Assim, é importante regar o relvado regularmente com água preferencialmente pulverizada para cobrir melhor e não deslavar.

  5. compo image

    5

    Corte a relva com cuidado

    Quando a relva atingir uma altura de 8 a 10 cm, deve ser cortada pela primeira vez, deixando cerca de 6 cm. Nos cortes seguintes, deixe ficar progressivamente mais curta até chegar a 4,5 cm. Recomendamos um corte frequente, mas não muito profundo, evitando cortar mais do que um terço do comprimento da relva.

  6. compo image

    6

    Assegurar o fornecimento de nutrientes a longo prazo

    Tal como todas as outras plantas, também a relva retira do solo os nutrientes necessários para o seu crescimento. E todas as partes do relvado que morrerem, transformam-se por seu lado novamente em húmus, devolvendo os nutrientes ao solo. Ao cortar a relva regularmente e retirar a relva cortada, está a interromper este ciclo natural. O solo acabaria assim por empobrecer ao longo do tempo, se não fosse fertilizado. Deverá por isso mimar o seu relvado com um fertilizante adequado passadas 10 a 12 semanas, para que o seu tapete natural permaneça bem verde graças ao nutrientes adequados.

Partilhar