Aspeto perfeito com manutenção difícil
Tem de ser denso, intensamente verde e suave - no caso do relvado Inglês, o aspeto é o mais importante. O sonho do relvado perfeito pode ser realizado com misturas de sementes e fertilizantes especiais, bem como muita dedicação e pouca utilização, embora em Portugal isso seja muito difícil e pouco sustentável devido ao clima. Antes de começar a planear um relvado deste tipo, deve no entanto lembrar-se de que todo o tipo de utilização mais prolongada - por exemplo crianças a brincar ou cães a divertirem-se na relva - não combina com o relvado Inglês perfeito.
Balanço
Regra geral deve ser frisado que é muito difícil criar um relvado perfeito sem mais nem menos no meio de ervas daninhas e gramíneas. Para conseguir um relvado denso e puro, é preciso que o solo esteja o mais livre possível de sementes e raízes que não sejam da relva.
Dispõe de uma área para o relvado que ainda está bem conservada, com um solo relativamente plano e não muito compactado? Então comece por escarificar a área para a libertar de gramíneas, ervas daninhas e musgo indesejados. Para um relvado ornamental bem denso é fundamental que não o deixe entregue a si próprio durante muito tempo, depois do escarificar, pois as ervas daninhas e o musgo iriam rapidamente voltar. Verifique também se há luz suficiente: pode ser boa ideia podar árvores e arbustos para ter menos sombras no relvado, o que reduz a tendência do aparecimento de musgo.
Se o solo estiver no entanto muito compactado e pouco plano, não vai obter um relvado uniforme nem mesmo com a melhor mistura de sementes. As sementes pequenas e frágeis da relva precisam de solo arejado e solto. Caso contrário, as plantinhas acabadas de nascer podem ser simplesmente arrastadas com a chuva, o que leva a um relvado pouco equilibrado. Recomendamos-lhe nesse caso a criar um novo relvado de raíz. Para conseguir uma germinação ideal, é fundamental que as camadas superiores do solo sejam férteis. Substratos especiais para relvados ou para semeadura são misturas adequadas para a germinação da relva e ajudam a equilibrar pequenas irregularidades no solo. Se quiser recorrer a composto para enriquecer o solo, deve ter o cuidado extremo de utilizar composto livre de sementes de ervas daninhas, visto que estas iriam rapidamente germinar no meio da relva.
Depois de trabalhar o solo para ficar solto, deve deixá-lo em paz durante algumas semanas para que possa assentar. Abra depois a superfície ao de leve com um ancinho para que as sementes possam ficar bem assentadas no solo.
Se procurar no mercado por misturas de sementes denominadas de "Relvado Inglês", vai ter uma desilusão. Não é possível simplesmente comprar um relvado Inglês - esta designação é dada ao relvado ideal que precisa de ser mantido com cuidados contínuos e dedicados. Está disposto a dar-se a esse trabalho? Então não deve poupar nas sementes! as misturas de sementes mais baratas contém com frequência mais gramíneas normalmente usadas para ração animal e que crescem depressa mas não formam um relvado denso. O melhor é optar por misturas que apresentam o certificado RSM na embalagem.
As misturas com este certificado baseiam-se nas variedade e proporções devidamente comprovadas para uma determinada finalidade e garantem elevada qualidade. A mistura de sementes escolhida deve sentir-se particularmente bem no local, pois terá que se impor de forma permanente às ervas daninhas e ao musgo. Mas não se preocupe, na nossa gama de produtos COMPO SAAT® encontra a mistura ideal para todos os tipos de locais!
O cuidado certo é que faz a diferença
Mais informações úteis sobre relvados
Produtos adequados para cuidar de relvados