compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Relvado
  5. Tipos de relva
  6. Relvado Inglês

Aspeto perfeito com manutenção difícil

Relvado Inglês

Tem de ser denso, intensamente verde e suave - no caso do relvado Inglês, o aspeto é o mais importante. O sonho do relvado perfeito pode ser realizado com misturas de sementes e fertilizantes especiais, bem como muita dedicação e pouca utilização, embora em Portugal isso seja muito difícil e pouco sustentável devido ao clima. Antes de começar a planear um relvado deste tipo, deve no entanto lembrar-se de que todo o tipo de utilização mais prolongada - por exemplo crianças a brincar ou cães a divertirem-se na relva - não combina com o relvado Inglês perfeito.

compo image

Balanço

Melhorar as áreas existentes ou começar do zero?

Regra geral deve ser frisado que é muito difícil criar um relvado perfeito sem mais nem menos no meio de ervas daninhas e gramíneas. Para conseguir um relvado denso e puro, é preciso que o solo esteja o mais livre possível de sementes e raízes que não sejam da relva.

Dispõe de uma área para o relvado que ainda está bem conservada, com um solo relativamente plano e não muito compactado? Então comece por escarificar a área para a libertar de gramíneas, ervas daninhas e musgo indesejados. Para um relvado ornamental bem denso é fundamental que não o deixe entregue a si próprio durante muito tempo, depois do escarificar, pois as ervas daninhas e o musgo iriam rapidamente voltar. Verifique também se há luz suficiente: pode ser boa ideia podar árvores e arbustos para ter menos sombras no relvado, o que reduz a tendência do aparecimento de musgo.

Se o solo estiver no entanto muito compactado e pouco plano, não vai obter um relvado uniforme nem mesmo com a melhor mistura de sementes. As sementes pequenas e frágeis da relva precisam de solo arejado e solto. Caso contrário, as plantinhas acabadas de nascer podem ser simplesmente arrastadas com a chuva, o que leva a um relvado pouco equilibrado. Recomendamos-lhe nesse caso a criar um novo relvado de raíz. Para conseguir uma germinação ideal, é fundamental que as camadas superiores do solo sejam férteis. Substratos especiais para relvados ou para semeadura são misturas adequadas para a germinação da relva e ajudam a equilibrar pequenas irregularidades no solo. Se quiser recorrer a composto para enriquecer o solo, deve ter o cuidado extremo de utilizar composto livre de sementes de ervas daninhas, visto que estas iriam rapidamente germinar no meio da relva.

A nossa dica:

Depois de trabalhar o solo para ficar solto, deve deixá-lo em paz durante algumas semanas para que possa assentar. Abra depois a superfície ao de leve com um ancinho para que as sementes possam ficar bem assentadas no solo.

compo image

A mistura é que faz a diferença

Se procurar no mercado por misturas de sementes denominadas de "Relvado Inglês", vai ter uma desilusão. Não é possível simplesmente comprar um relvado Inglês - esta designação é dada ao relvado ideal que precisa de ser mantido com cuidados contínuos e dedicados.  Está disposto a dar-se a esse trabalho? Então não deve poupar nas sementes! as misturas de sementes mais baratas contém com frequência mais gramíneas normalmente usadas para ração animal e que crescem depressa mas não formam um relvado denso. O melhor é optar por misturas que apresentam o certificado RSM na embalagem.

compo image

As misturas com este certificado baseiam-se nas variedade e proporções devidamente comprovadas para uma determinada finalidade e garantem elevada qualidade. A mistura de sementes escolhida deve sentir-se particularmente bem no local, pois terá que se impor de forma permanente às ervas daninhas e ao musgo. Mas não se preocupe, na nossa gama de produtos COMPO SAAT® encontra a mistura ideal para todos os tipos de locais!

Aceder à gama de produtos

O cuidado certo é que faz a diferença

Assim, o seu relvado vai tornar-se Inglês

compo image

1

A temperatura do solo dita o início dos trabalhos

A partir do momento que já não se esperam grandes variações de temperatura, é aconselhável esperar ainda mais um pouco até um dia sem vento - assim, as pequenas sementes não serão levadas pelo vento ainda antes da primeira rega. Para uma germinação bem sucedida, a maioria das variedades de relva precisam que a temperatura do solo esteja acima dos 10°C. As nossas misturas especiais para semeadura precoce conseguem germinar já com uma temperatura do solo acima dos 5°C, para que possa começar já cedo no ano, mesmo nas regiões mais frias.

compo image

2

Rega e fertilização

O solo deve ser mantido húmido de forma permanente e uniforme nas primeiras três a quatro semanas após a semeadura. Só quando as raízes começarem a ser mais profundas é que pode começar a regar regularmente em intervalos mais espaçados. Para evitar que o solo possa ficar lamacento ou compactado em sequência da rega, recomendamos que regue diariamente, mas em quantidade moderada. Deve aplicar um fertilizante com teor elevado de fósforo, o mais tardar uma semana após o semear, para favorecer o crescimento das raízes.

compo image

3

Cortar a relva

Durante a fase de germinação de um novo relvado Inglês há que ter uma dose extra de paciência, visto que o crescimento lento da relva é um dos indicadores de uma mistura de sementes de relva de elevada qualidade. À medida que a relva se torna mais densa aos poucos e atinge uma altura de 8-10 cm, deverá realizar o primeiro corte até aos 4-5 cm para estimular ainda mais o seu desenvolvimento. O relvado só deve ser pisado pela primeira vez após 4 a 5 semanas de crescimento precisamente para realizar o corte. Devido ao corte, a relva começa a crescer não apenas em altura, mas também para os lados, tornando o relvado mais denso.

compo image

4

Manutenção do relvado ornamental

Se quiser que o belo resultado final se mantenha durante os próximos anos, será necessário cuidar do relvado de forma continuada. Um corte regular - idealmente duas vezes por semana - bem como uma fertilização adequada fazem parte das tarefas regulares. Com o tempo seco e quente do verão, torna-se necessário regar o relvado muito regularmente. Alguns dos fertilizantes da nossa gama FLORANID® contém já substâncias ativas que combatem ervas daninhas e musgo, para que possa ser evitada, dentro do possível, a necessidade de escarificar o relvado para remover ervas daninhas e musgo. Assim pode evitar que o seu relvado denso e puro seja agredido sem necessidade.

Partilhar