1. COMPO
  2. Guia
  3. Doenças e pragas
  4. Doenças da relva
  5. Anéis de fadas

Características

Anéis de fadas

compo image
compo image

Características

Planta hóspede:
Relvados de todos os tipos
Symptoms:
Aparecem cogumelos
Appearance:
anéis escuros de diferentes tamanhos

Período de infestação

Descripción

Anéis de fadas

Os anéis de fadas podem surgir nos relvados nas mais variadas formas. A relva no interior dos anéis escuros tende com frequência a secar. Pode haver diferentes causas para isso. O fator comum a todas estas causas consiste na propagação em forma de anel do micélio, que deixa estes anéis característicos. O micélio alcança por vezes profundidades consideráveis no solo. O interior dos anéis começa a secar, fazendo a relva morrer e não absorve bem a água. Os anéis de fada podem surgir a qualquer altura do ano nos relvados. Os cogumelos alimentam-se das substâncias orgânicas no solo. A relva não é atacada diretamente. Ainda assim, alguma relva acaba por morrer devido à falta de água e às enzimas tóxicas dos cogumelos. Este problema surge sobretudo nos relvados mais antigos que estão feltrados à superfície. Os cogumelos vivem dentro dessa parte feltrada e esperam por condições favoráveis para se espalharem.

Control

Assim pode combater os anéis de fadas

Não existe uma proteção total contra os anéis de fadas. Ainda assim, é possível limitar de forma significativa o aparecimento ou pelo menos a extensão dos danos. Para isso, é preciso concentrar especial esforço na redução da camada feltrada, visto que representa o habitat ideal para os cogumelos - é preciso escarificar, arejar e assegurar que o solo tenha um teor de areia suficiente.

Se aparecerem locais secos ou os primeiros sinais de que a relva está a secar, é quase sempre possível reverter isso ao regar devidamente os locais afetados. Faça uns quantos furos nas partes afetadas com uma forquilha e regue-as de seguida generosamente. O ideal é utilizar uma mangueira com água a pressão reduzida (torneira apenas levemente aberta) para garantir que a água possa ser absorvida lentamente pelo solo e não tende a escoar superficialmente. Para tornar a água mais fluída por forma a molhar o micélio mais depressa, pode adicionar um surfactante/humectante à água (detergente).

Partilhar