1. COMPO
  2. Guia
  3. Doenças e pragas
  4. Doenças da relva
  5. Ervas daninhas no relvado

Características

Ervas daninhas no relvado

compo image
compo image

Características

Planta hóspede:
Todos os tipos de relvados
Symptoms:
Ervas daninhas no relvado
Appearance:
plantas herbáceas, por vezes de folhas aveludadas, algumas floríferas

Período de infestação

Descripción

Ervas daninhas no relvado

A falta de nutrientes é uma das principais causas do aparecimento de ervas daninhas no relvado. Elas conseguem espalhar-se pelo relvado e retiram luz, nutrientes e água à relva. A relva é empurrada para fora dessa área, tornando-se cada vez mais escassa e as ervas daninhas cada vez mais frequentes. As ervas daninhas surgem sobretudo em relvados com falhas e pouco fertilizadas. Quanto mais saudável for o relvado, menos provável é o aparecimento de ervas daninhas. As ervas daninhas devem ser combatidas diretamente, devido a seu crescimento rápido, para conseguir voltar a ter um relvado saudável. Existem muitas variedades de ervas daninhas.

  • Alguns exemplos de ervas daninhas frequentes: dente-de-leão, margarida, trevo, ranúnculo, cardos, potentilha, tanchagem, Veronica teucrium, bolsa-de-pastor, erva-armola, morugem-branca
  • Alguns exemplos de ervas daninhas difíceis de combater: Veronica teucrium, hera-terrestre, erva-férrea, unha-de-asno, ajuga, erva-de-são-roberto, urtiga-branca, tasneirinha

Se o seu relvado estiver a ser invadido por ervas daninhas difíceis de combater, deve atacá-las de forma especializada. As ervas daninhas devem também ser eliminadas antes da criação de um novo relvado, para evitar que tentem roubar o lugar à relva jovem, ainda pouco resistente. As ervas daninhas podem geralmente surgir a qualquer altura do ano. As ervas daninhas mais frequentes e difíceis de combater surgem entre abril e agosto.

Control

Assim pode combater ervas daninhas no relvado

Como medida preventiva, deve assegurar-se de que fornece ao relvado a dose certa de azoto e outros nutrientes necessários. Também a escolha correta da camada superior do solo pode ajudar a evitar as ervas daninhas.
Recomenda-se um herbicida concentrado contra ervas daninhas no relvado para eliminar as ervas daninhas localmente e de forma especializada. Com esse tipo de produtos, é possível combater eficazmente tanto as ervas daninhas mais frequentes como as mais difíceis de combater.

Em alternativa a este tipo de produto, pode também optar por um fertilizante especial para relva com herbicida. É uma boa opção se toda a superfície do relvado apresentar ervas daninhas no início da época de crescimento. Deve ter em conta que o tempo quente facilita a morte das ervas daninhas, enquanto que o tempo mais fresco lhes dá força.

Se quiser começar com um novo relvado de raíz, deverá aplicar um herbicida às ervas daninhas. Se houver muitas ervas daninhas no relvado antigo, aconselha-se o tratamento de toda a superfície. Isso mata também o relvado. Assim, será fácil retirar o relvado velho. Tenha o cuidado de retirar o relvado de forma completa, ou seja, incluindo as raízes, as ervas daninhas e eventuais pedras. Passe depois um ancinho para alisar e deixe o solo assentar. Agora, nada irá impedir a criação do novo relvado.

Partilhar