Características
Características
Período de infestação
Descripción
Oídio
O oídio é uma doença causada por fungos na qual o fungo retira nutrientes à planta. As folhas começam por apresentar no lado superior pequenas manchas brancas e farinhentas que se espalham mais tarde nas folhas, botões de flores, pontas de rebentos e frutos. No caso das roseiras, o oídio manifesta-se por manchas avermelhadas. A maior parte dos fungos encontra-se na superfície da planta. É por isso possível retirar a camada branca simplesmente com os dedos. As folhas enrolam-se, tornam-se castanhas e acabam por cair. Isso piora bastante o aspeto da planta. Se o ataque for intenso, pode levar à morte de rebentos e partes da planta ou limitar o desenvolvimento dos botões de flores. Algumas variedades especiais de oídio
O fungo sobrevive ao inverno nos brotos das pontas dos rebentos e espalha-se assim que as primeiras folhas rebentarem. A infestação espalha-se para novas partes da planta devido aos esporos formados na superfície. O oídio é um fungo que gosta de bom tempo, reproduzindo-se e espalhando-se mais depressa com tempo húmido e seco com orvalho nocturno. Uma fertilização com demasiado teor de azoto favorece igualmente a expansão do fungo. Mas é possível este fungo desenvolver-se até com baixa humidade do ar. Ele espalha-se por meio das correntes de ar. Sobretudo as plantas com falta de água são com frequência atacadas pelo oídio. Não importa se são plantas floríferas ou plantas verdes. A altura do aparecimento desta doença varia:
Control
Assim pode combater o oídio
Corte as plantas atacadas no outono de forma acentuada, ou seja, até alcançar tecido saudável. Retire todos os restos resultantes do corte, eliminando-os no lixo comum, nunca os coloque na compostagem. As roseiras e outras plantas que tiverem sido atacadas no ano anterior devem ser podadas na primavera. Ao primeiro aparecimento de manchas, deve tratar imediatamente as plantas para evitar que a doença se espalhe. Um fertilizante rico em potássio e temperaturas equilibradas podem prevenir o surgimento desta doença. No caso dos legumes, tenha o cuidado de manter uma distância suficiente entre as plantas e evita uma humidade do ar demasiado elevada. O tratamento deve ser repetido com os seguintes intervalos:
No jardim ornamental aconselhamos o uso de produtos que protegem também contra a ferrugem.
Pode também gostar destes temas