O xarope de flor de sabugueiro tem aos poucos voltado a tornar-se mais popular nos últimos tempos, em parte também graças ao "Hugo", um aperitivo refrescante a base de xarope de flor de sabugueiro. Vamos mostrar-lhe aqui como fazer o seu xarope de flor de sabugueiro facilmente em casa, o que sai muito mais barato.
Se não tiver um sabugueiro no seu jardim para poder colher as flores, poderá fazer uma visita aos parques e jardins das redondezas, pois é possível que encontre algum. Uma vez que este arbusto é pouco exigente, pode ser encontrado com frequência, embora em Portugal seja um pouco mais difícil. Recomendamos no entanto que colhe as flores apenas à hora do almoço em dias de sol, para que possam desenvolver o seu aroma pleno. Até nos mercados semanais começam a ser vendidas flores de sabugueiro.
Xarope de flor de sabugueiro
Para preparar aprox. 1,5 litros de xarope precisa de:
Xarope de flor de sabugueiro
Passo 1: lave bem as flores de sabugueiro. Ponha a água a ferver num tacho grande, dissolva o açúcar na água e, de seguida, adicione o ácido cítrico.
Passo 2: lave os limões com água quente e corte-os em rodelas. Deite agora as rodelas de limão e as flores de sabugueiro na água com açúcar.
Passo 3: deixe a mistura repousar tapada durante 3 dias à temperatura ambiente, mexendo de vez em quando.
Passo 4: passe o xarope por um coador fino e ponha-o a ferver novamente para no fim poder vertê-lo ainda quente em garrafas limpas.
Se as garrafas forem armazenadas fechadas num local escuro e fresco, o xarope terá uma validade de até um ano.
Se o xarope caseiro for engarrafado em pequenas garrafas bonitas e decoradas, torna-se num presente perfeito para diversas ocasiões!
O xarope, diluído em água mineral numa proporção de 1:4, é um refresco muito florido sobretudo para dias quentes de verão. Se gosta de tomar um aperitivo no fim de um dia bem passado, pode desfrutar do xarope de flor de sabugueiro na forma do cocktail "Hugo" (misturado com espumante, água mineral e hortelã). O xarope de flor de sabugueiro pode ainda ser utilizado em sobremesas variadas. O xarope é também uma alternativa muito boa para adoçar gelado, iogurtes ou Quark, bolos ou ainda em combinação com fruta: convence até os gulosos mais exigentes.!