Características
Necessita
Período de colheita
Características
Correct planting
Plantar cerejeiras
As cerejeiras preferem um local com sol pleno, de preferência orientado para sul. Isso é importante para a formação das suas flores e das cerejas. Conforme a espécie, estas árvores de fruto atingem até 8 metros (ginja) ou 20 metros (cereja). Uma cerejeira mais velha pode produzir até 1 milhão de flores em simultâneo, se tiver sido plantada num local favorável. As suas belas flores brancas ou cor-de-rosa dão nas vistas entre abril e maio. As cerejas aparecem depois da floração, ou seja, entre junho e julho. As cerejeiras preferem um solo solto, rico em nutrientes, de profundidade razoável e ligeiramente arenoso.
A altura ideal para plantar é no outono, pois a chuva favorece o crescimento das plantas jovens. Antes de plantar, deve ser aberto um buraco de plantio com o dobro do tamanho do torrão. Recomendamos acrescentar ao buraco uma camada de substrato de plantio para melhorar o enraizamento. Misture ainda a terra tirada do buraco com substrato de plantio na proporção 1:2. Este substrato apoia o crescimento forte e o desenvolvimento saudável das plantas. Ao plantar estas árvores, deve ter o cuidado de deixar o local de enxertia uns dez centímetros acima da superfície do solo. Encha de seguida o buraco de plantio com a mistura de terra descrita anteriormente, compacte a terra ligeiramente com os pés e regue muito bem. Insira uma estaca ao lado da jovem árvore para a apoiar contra o vento. A cerejeira deve ter espaço suficiente à volta, pelo menos 5 metros, para conseguir obter luz solar e ar suficiente.
Se a variedade plantada não for autofértil, deve plantar pelo menos mais uma cerejeira nas proximidades, para garantir que ocorra a polinização cruzada.
Correct care
Cuidar de cerejeiras
No início de vida desta árvore, deve haver um fornecimento de água sem interrupções. O mais tardar a partir do 2º ano depois de plantado, torna-se possível reduzir a rega para o mínimo, até porque as cerejeiras não suportam bem um solo demasiado húmido. Deve evitar a todo o custo que a planta fique encharcada. Na presença de períodos de seca prolongados, recomenda-se regar a árvore.
Enriqueça o solo na primavera com uma camada de composto ou utilize um fertilizante orgânico de longa duração. O solo pode também ser enriquecido no verão com determinadas plantas e ervas indicadas para este efeito, a chamada cultura de sideração ou adubação verde. Uma adição regular de palha e folhagens secas é igualmente benéfica, pois evita que o solo seque demasiado depressa e garante o fornecimento de nutrientes na zona à volta das raízes.
As cerejeiras precisam mesmo de ser podadas antes do plantio. O ramo central e 3 ou 4 outros ramos são cortados de modo a reduzir o seu comprimento em um terço. Tenha no entanto o cuidado de deixar o ramo central uns 20 cm mais comprido do que os rebentos laterais. Deixe sempre ficar pontas de 5 a 10 cm, pois quando os rebentos de cerejeira são cortados, têm tendência para secar até à base, o que poderia atacar o rebento principal. A poda de árvores mais velhas pode ser realizada no inverno e pode muito bem ser mais intensiva. Corte a partir da base todos os ramos doentes, secos ou que se cruzam. Após uma poda radical, a primeira colheita será pequena, mas a recompensa será uma abundante colheita no ano seguinte.
As cerejeiras mais velhas são resistentes ao inverno e suportam temperaturas até aos -28 graus. Aconselha-se no entanto proteger as cerejeiras jovens durante o inverno nos primeiros dois anos após a plantação. Para esse efeito pode enrolar as árvores com fita de juta. Em alternativa, pode também utilizar uma esteira de canas ou ráfia como proteção contra o frio. Outra proteção valiosa para o inverno consiste em pintar o tronco e os ramos grandes com um revestimento feito a partir de cal viva.
Outros temas relacionados com árvores de fruto
Produtos adequados ao cultivo de cerejas