1. COMPO
  2. Guia
  3. Doenças e pragas
  4. Pragas de insetos
  5. Lagartas

Características

Lagartas

compo image
compo image

Características

Planta hóspede:
Árvores de fruto, árvores ornamentais (carvalho, plátano, tília), roseiras, salgueiros, cotoneáster, plantas de varanda e de canteiro, todo o tipo de roseiras
Symptoms:
botões e folhas novas comidas, perda de folhas
Appearance:
lagartas verdes, cinzentas ou amarelas, 1-1,5 cm

Período de infestação

Descripción

Lagartas

Árvores e arbustos são atacados na primavera por lagartas com um apetite voraz. Existem inúmeras variedades que danificam árvores e arbustos. As pequenas larvas (1-1,5 cm) são verdes e têm uma cabeça cor de laranja. Mas podem também ser amareladas. Elas tendem a corcovar-se enquanto se deslocam, como por exemplo no caso da larva da traça do inverno. As lagartas aparecem normalmente em grande número. A altura da infestação varia conforme o tipo de planta:

  • no jardim: abril-agosto
  • nas roseiras: maio-setembro

as lagartas danificam as plantas ao alimentarem-se das folhas. Se a praga for intensa, é possível que todas as folhas sejam comidas. A planta dispõe portanto de poucas folhas para se poder alimentar de forma adequada e fica enfraquecida. Se a árvore ou o arbusto for atacado em vários anos seguidos, tende a crescer menos e a ficar pequeno. As roseiras tendem ainda a formar menos flores nos anos seguintes.

Control

Assim pode combater as lagartas

No caso de uma infestação ligeira, é suficiente remover as lagartas à mão e tratar de descartá-las de forma adequada. Se a praga for intensa, deverá pulverizar as folhas afetadas a partir de abril de todos os lados de forma homogénea com um inseticida. Conforme a intensidade da praga, poderá ser necessário repetir o tratamento. Como alternativa aos inseticidas, pode instalar um anel de cola contra lagartas. Uma outra alternativa consiste na instalação de uma casota para pássaros, pois estes irão dar conta das lagartas de forma natural.

Partilhar