Voltar ao crescimento significa deixar crescer novas plantas a partir de restos de vegetais. Porque há muito potencial em restos de vegetais: com um pouco de paciência e as condições certas, com o tempo um pequeno desperdício pode ser transformado numa nova planta.
Graças ao princípio da regeneração, novas plantas podem crescer a partir de restos: o ciclo de vida de um vegetal, tal como uma batata-doce, não termina quando é consumido. Se tirar uma nova batata doce do desperdício de batata doce, dá-lhe uma nova vida e cria um ciclo. Isto não só é sustentável e conserva os nossos recursos, como também é muito divertido! Porque não é necessário um grande jardim para os cultivar novamente; um pequeno espaço no peitoril da janela da cozinha é muitas vezes suficiente. O princípio também é particularmente bom para as crianças: elas aprendem de onde vêm os alimentos e podem experimentar de perto o ciclo da natureza.
A propagação de plantas sem sementes é chamada de propagação vegetativa. A repovoação é, portanto, uma forma de propagação vegetativa. Uma progenitura com exactamente as mesmas propriedades é criada a partir da planta-mãe. Contudo, isto só é possível com variedades vegetais em que a informação genética completa está disponível nos resíduos vegetais, ou seja, existem células radiculares e foliares, por exemplo. Portanto, existem algumas variedades onde a planta é regenerada exactamente desta forma: o regurgitamento de uma alface cria uma nova alface. Com outros tipos de vegetais, tais como as cenouras, uma cenoura inteira não cresce de novo, apenas a cenoura verde, que pode então ser processada mais tarde.
O recrescimento total funciona com estes vegetais:
Com alguns outros tipos de vegetais, o novo fruto não cresce do resto, mas as folhas também são muito fáceis de processar e de recrescer. As seguintes plantas são adequadas para tal:
E depois há os candidatos que tendem a não dar quaisquer novos frutos nas nossas latitudes, mas que são maravilhosamente adequados como plantas de casa. A partir destas sobras obterá uma bela planta nova:
Para um recrescimento bem sucedido, deve considerar algumas coisas com antecedência, porque a localização e os cuidados são particularmente cruciais para o sucesso do recrescimento. Os factores mais importantes para escolher o local certo são a luz, o calor e o substrato.
Especialmente no início, quando as novas raízes se formam, a planta precisa de muita luz. A Primavera e o início do Verão são os melhores tempos, devido à abundância de luz. O calor é também um factor importante na formação das raízes e no crescimento da nova planta. Consoante o tipo de planta, uma temperatura diferente é óptima. Dependendo da sua origem, os nossos legumes domésticos requerem menos calor do que os seus parentes exóticos. No entanto, como regra geral, pode-se dizer que temperaturas de cerca de 20°C são adequadas para a maioria das plantas.
O terceiro factor na escolha do local certo é o substrato em que a planta irá crescer. Um solo muito permeável é mais adequado para evitar o alagamento de água. Além disso, não deve conter demasiados nutrientes para que as raízes se possam desenvolver de forma mais intensa. Depois de algumas raízes terem crescido, a planta pode ser colocada em solo normal.
Para além da localização correcta, depende também de cuidados adequados. A água constitui a base do processo de regeneração, porque é feita uma distinção entre dois tipos: ou o caule é colocado num copo de água ou num solo húmido. Ao crescer de novo num copo de água, deve ser mudada de 1 a 2 dias para que uma planta saudável se possa desenvolver. Para crescer no solo, não deve secar, mas ser mantido húmido numa base regular. Especialmente no início da formação das raízes, a humidade do ar é também muito útil para as plantas. Para este efeito, estes podem ser cobertos um pouco no início, à semelhança da plantação. Mas não se esqueça de ventilar a sala pelo meio!
El suministro de nutrientes también es importante para el crecimiento de las plantas. Tan pronto como las plantas estén en el sustrato, deben fertilizarse regularmente. La mejor manera de hacer esto es usar un fertilizante líquido orgánico que se agrega al agua de riego cada dos semanas.
É assim que funciona
1
Para explicar mais detalhadamente o princípio do recrescimento, vamos usar o exemplo de uma batata doce: o caule da batata doce não é necessário durante a cozedura e é deixado como sobra. Esta é exactamente a parte da batata-doce que é necessária. Também têm uma pequena panela, terra para vaso, uma pá e alguma água à mão. A melhor altura para voltar a cultivar uma batata-doce é na Primavera.
2
No início, o solo é colocado no vaso seleccionado e ligeiramente pressionado para baixo. Ao escolher o pote, certifique-se de que tem um orifício de drenagem para o excesso de água. Isto evitará o alagamento de água.
3
Coloque agora o caule da batata-doce na terra; deve ser muito ligeiramente coberto com terra. Depois regar abundantemente o caule e colocá-lo num local quente e leve. Uma cobertura acelera o crescimento das raízes, mas o oxigénio ainda tem de chegar à planta de vez em quando.
4
Após algumas semanas, as primeiras folhas começarão a crescer. Dependendo do tamanho do vaso seleccionado, a planta deve agora ser replantada. Ao replantar, é particularmente importante que as raízes já se tenham formado.
5
Para o novo recipiente, escolher um pote que seja pelo menos 10 centímetros maior do que o antigo. No interesse da reciclagem, latas velhas ou vasos velhos podem também ser utilizados como plantadores. No entanto, certifique-se de fazer furos antes de utilizar para permitir a drenagem da água em excesso.
6
Para assegurar que a planta recebe nutrientes suficientes, pode ser adicionado um fertilizante líquido orgânico à água de irrigação de duas em duas semanas. Depois dos santos do gelo em Maio, a planta da batata-doce também pode ser colocada no exterior ou plantada no canteiro do jardim.
7
Agora é o momento de paciência! É necessária uma estação inteira de jardinagem para que a batata-doce termine o seu cultivo. Pode-se dizer que a batata doce está madura quando as folhas começam a morrer - aproveite a sua colheita e inicie um novo ciclo de crescimento com o resto da nova batata!
Pode também estar interessado nestes tópicos