Que medidas ecológicas ajudam contra pragas
As pragas que atacam as culturas na horta são uma das maiores frustrações da jardinagem em geral. Vamos mostrar-lhe as razões pelas quais os produtos aprovados com ingredientes à base de plantas representam a escolha preferível e explicamos como é possível proteger as plantas de forma natural.
Haverá algum jardineiro dos tempos livres que não conhece isto: andamos a cuidar carinhosamente das nossas hortícolas e ervas aromáticas durante semanas e de repente realizamos, horrorizados, de que outros seres vivos também acham que as nossas culturas são muito saborosas. Muita gente recorre então a remédios caseiros, mas as supostas "receitas secretas" revelam ser muitas vezes contraproducentes. Visto que uma utilização errada de remédios caseiros para proteção de plantas pode ser arriscada, existe até a possibilidade de se infringir as leis. O engenheiro agrónomo Werner Peitzmann da COMPO defende o seguinte: "os produtos fitossanitários biológicos à base de ingredientes naturais representam uma excelente escolha para o jardineiro dos tempos livres." "Isto porque os rigorosos procedimentos de aprovação e controlo da parte da instituição federal para proteção do consumidor e segurança alimentar (BVL) em Berlim garantem exigências padronizadas relativamente à eficácia dos produtos mas também à proteção dos humanos, dos animais e da natureza em geral."
A COMPO oferece uma extensa gama de produtos à base de ingredientes ativos naturais que ajudam rápida, segura e eficazmente a combater pragas e doenças das plantas. Os óleos de colza e de laranja ou um extrato vegetal obtido a partir das sementes de neem são por exemplo eficazes contra pulgões e moscas brancas & pragas semelhantes. As vantegens: estes produtos são bem tolerados pelas plantas, adequados para a agricultura biológica e os tempos de espera entre a aplicação e a colheita são mínimos ou mesmo inexistentes. "É sobretudo importante informar-se primeiro devidamente e seguir todas as instruções na embalagem, para garantir a correta dosagem do produto", diz Peitzmann. No entanto, é ainda melhor se nem sequer deixarmos a praga chegar tão longe. Na verdade, é possível proteger as suas plantas de forma natural já com algumas medidas bem simples
Produtos naturais para proteger as suas plantas
Assim se faz
1
A melhor medida para manter visitantes esfomeados à distância: apostar na ajuda de outros animais benéficos. Plantas com muitas flores, um hotel para insetos e locais de nidificação para pássaros são a melhor forma de atrair todo o tipo de animais benéficos.
2
Também as culturas mistas atraem animais benéficos. O cultivo de diferentes tipos de legumes no mesmo canteiro ainda têm outras vantagens: evita-se o desgaste exagerado do solo, visto que não são tirados exatamente os mesmos nutrientes por todas as plantas. Além disso, as pragas e doenças não conseguem espalhar-se tão bem nas culturas mistas e até a evaporação de água é mais reduzida.
3
Se optar desde logo pela plantação de culturas menos suscetíveis a apanhar doenças e pragas, pode evitar muitos problemas. O tomate rama "Phantasia" é por exemplo muito mais resistente contra o apodrecimento das folhas e frutos do que os outros tipos de tomate.
Mais informações para si