Características
Características
Período de infestação
Descripción
Traça do buxo
A traça do buxo é uma borboleta noturna da família Crambidae. Este inseto é originário da Ásia e foi introduzido inadvertidamente em 2007 na Europa Central. A borboleta deposita os seus ovos sobretudo na parte inferior das folhas do buxo e passados aprox. 4 dias eclodem pequenas lagartas verdes que no início medem apenas alguns milímetros. Estas lagartas comem não só as folhas mas também a casca e a madeira do buxo, o que danifica a planta severamente e leva à morte da mesma. Visto que começam por alimentar-se das folhas no interior protegido do buxo, a praga acaba muitas vezes a ser detetada apenas quando já é quase tarde demais. Um indício típico da praga são os casulos que aparecem na planta e que são produzidos pelas lagartas.
A traça do buxo reproduz-se a um ritmo alucinante - pode haver quatro a cinco gerações em cada ano. Após cerca de uma semana, sai da crisálida uma borboleta formada. As suas asas são brancas, com um brilho prateado e uma borda característica de cor castanha. A vida destas borboletas é muito curta: elas vivem no máximo 10 dias. Ao contrário das lagartas, as borboletas visitam apenas raramente o buxo, elas preferem outras plantas. Só para depositar os ovos é que as borboletas voltam de forma determinada para o buxo. As lagartas que eclodem dos últimos ovos do ano, passam o inverno num casulo entre as folhas ou no solo.
Control
Assim pode combater a traça do buxo
Recomendamos por isso que faça uma inspeção preventiva semanal ao buxo entre março e outubro e se houver os mínimos indícios da presença das lagartas desta traça, comece logo a combatê-la. Para reconhecer a praga atempadamente, recomendamos a colocação de uma armadilha para a traça do buxo. Os machos são atraídos para dentro da armadilha por uma feromona contida nesta e já não conseguem sair. Assim, as fêmeas não são fecundadas e deixam de poder depositar ovos fecundados. A armadilha pode ser pendurada nas imediações dos buxos no início da época de crescimento em março/abril.
Se for detetada uma infestação pela traça do buxo, é preciso reagir depressa. No caso da praga ser ligeira e se tratar de apenas algumas plantas isoladas, poderá retirar as lagartas à mão, embora isso não seja fácil, visto que se escondem no interior da planta e são difíceis de encontrar. Em alternativa, pode também recorrer a um inseticida. Mas tenha especial atenção a tratar também o interior do buxo!
Mais informações úteis sobre o buxo