compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas de jardim
  5. Roseiras
  6. Plantar roseiras em vasos

Plantar roseiras em vasos

Pode apreciar a beleza das roseiras, mesmo sem ter um jardim. Algumas variedades de rosas dão-se muito bem no vaso na varanda ou no terraço. As roseiras preferem em geral um local bem arejado e com bastante sol. A fim de poder apreciar a companhia da sua roseira no vaso durante vários anos, recomendamos uma muda regular. Saiba aqui o que deve ter em consideração para a plantação e muda das suas roseiras.

O que deve ter em consideração para roseiras em vasos

As roseiras que formam ramificações ou as roseiras de porte arbustivo alto não são adequadas para plantação no vaso, por crescerem em demasia. As roseiras no vaso atingem muitas vezes apenas um terço ou a metade da sua altura normal. As variedades mais populares são aquelas que têm um perfume agradável e mais que uma floração por ano. Pode juntar plantas anuais baixas para cobrir a terra do vaso e o tornar mais bonito. Não deve juntar gerânios no mesmo vaso, pois estes necessitam de muitos nutrientes e iriam competir com a roseira. 

Passo a passo

Plantio e muda de roseiras

  1. compo image

    1

    Preparar o vaso

    Recomendamos que comece por criar no fundo do vaso uma camada de drenagem com cerca de 3 a 4 centímetros a partir de argila ou fragmentos de barro, para servir de proteção contra encharcamentos e ajudar a armazenar humidade. Para evitar que a água e a terra se misturem nessa camada, é aconselhável colocar uma malha permeável por cima da camada de drenagem. Deite agora algum substrato para roseiras por cima.

  2. compo image

    2

    Inserir a planta

    Insira agora a planta. Tenha cuidado ao inserir a planta para não dobrar as raízes. O resto do vaso é então preenchido com substrato para roseiras até um a dois centímetros por baixo da borda.

  3. compo image

    3

    Regar e cuidar das roseiras

    Por fim, regue a planta generosamente e aplique fertilizante, se necessário. Quando a planta tiver preenchido todo o substrato do vaso com as suas raízes no decorrer dos próximos dois anos, estará na altura de uma nova muda para um vaso maior. Se não for possível arranjar um vaso maior por não haver espaço, comece por tirar a planta com o torrão do vaso antigo. Liberte agora as raízes da terra e corte então as raízes mais grossas, depois os rebentos da roseira, deixando apenas aprox. dez centímetros e plante por fim a roseira novamente no mesmo vaso com substrato novo.

Estas roseiras são adequadas para plantação em vaso

Variedade de rosaCor da rosa

"Bonica"

cor-de-rosa

"Rosarium Uetersen"
cor-de-rosa intenso
"Margaret Merill"
branco
"Winchester Cathedral"
branco
"Golden Celebration"
amarelo dourado
"Schloss Glückburg"
amarelo
compo image

A caracterização da rosa

Na nossa caracterização da planta poderá encontrar valiosas dicas sobre como cuidar corretamente das roseiras.

saber mais

Partilhar