compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas de jardim
  5. Roseiras
  6. As melhores dicas para cuidar de roseiras

As melhores dicas para cuidar de roseiras

Cuidar de roseiras é das tarefas mais exigentes para os jardineiros - o que não admira, pois trata-se da "rainha das flores". As roseiras têm de fato algumas exigências especiais e necessitam de muita atenção e alguns cuidados especiais. Mas com os conselhos certos torna-se mais fácil compreender estas plantas exigentes e deixá-las felizes com apenas algumas medidas descomplicadas. Vamos mostrar-lhe como.

O que deve ter em conta ao comprar roseiras

É possível encontrar à venda as mais diversas variedades de roseiras. Os centros de jardinagem vendem sobretudo no outono as roseiras também com as raízes à mostra, ou seja, sem torrão. Estas devem ser plantadas e regadas logo a seguir à compra, pois podem secar depressa. Se o tempo não permitir o plantio, pode deixar as roseiras numa cova rasa até ao plantio, tapando as raízes sensíveis com um pouco de terra solta. No caso das roseiras com torrão não há esse problema, logicamente. O torrão é normalmente envolvido num tecido especial, uma malha de algodão, que impede que se desfaça e que é biodegradável após o plantio. É claro que as roseiras podem também ser compradas em vasos. É possível comprar roseiras durante o ano inteiro e elas podem ser plantadas da primavera até ao outono. Nesse caso existe a vantagem da roseira já ter desenvolvido muito bem as suas raízes no vaso, o que irá facilitar o enraizar no jardim.

Plantar roseiras com as raízes sem torrão

As roseiras sem torrão são especialmente sensíveis devido às suas raízes descobertas e podem facilmente secar. Elas devem ser plantadas imediatamente a seguir à compra. Encontra aqui tudo o que deve ter em consideração.

saber mais
compo image

A melhor altura para plantar roseiras

A altura ideal para plantar roseiras é no início do outono: nessa altura, o solo ainda não arrefeceu completamente do calor do verão e as plantas jovens têm todo o tempo que precisam para enraizar devidamente antes da chegada do inverno. Na primavera, já se terão bem desenvolvido e é provável que floresçam com mais abundância do que uma roseira plantada na primeira metade do ano. As roseiras sem torrão são especialmente adequadas para o plantio no outono e costumam ser mais baratas do que com torrão ou no vaso.

O local ideal para roseiras

Para que as roseiras se sintam bem, o solo do jardim deve ser permeável, bem arejado, fundo e não compactado. As roseiras fazem jus à sua reputação de rainhas das flores, ao não apreciarem muito a companhia direta de outras plantas, sendo que as raízes de outras plantas acabam por ser pouco benéficas para o crescimento das roseiras. O local ideal é ensolarado, mas não demasiado quente. As roseiras também não toleram muito bem um local que fica permanentemente à sombra. As roseiras precisam de espaço à volta delas, para as folhas poderem secar mais depressa depois da chuva e prevenir doenças causadas por fungos.

Cuidar de roseiras em vasos

Se tiver apenas uma varanda e gostaria de ter rosas, não desespere: muitas variedades dão-se muito bem também no vaso. Se providenciar à sua roseira o local certo ao sol e a plantar num vaso adequado (forma cilíndrica com pelo menos 40 cm de altura), terá certamente o prazer de poder apreciar uma floração exuberante. As roseiras têm raízes profundas: quanto maior e mais alto for o vaso, melhor elas se vão sentir. Mas há também algumas variedades que se dão bem em vasos pequenos.

Plantar roseiras em vasos

As roseiras que crescem no vaso acabam por ter outras exigências quando comparadas com uma roseira no jardim. Encontra aqui os pormenores todos.

saber mais

Roseiras em vaso e o inverno nas regiões frias

O torrão das roseiras não deve congelar no inverno. Nas regiões mais frias torna-se por isso necessário proteger as roseiras plantadas em vasos, com por exemplo uma camada de folhas, lã de madeira ou plástico com bolhas. Em alternativa pode transferir as plantas para um local fresco, mas livre de geadas durante o inverno. As variedades de roseiras com um tronco mais comprido suportam melhor as temperaturas baixas e podem ficar ao ar livre, embora se recomende proteger o tronco e a copa com uma malha de juta, por exemplo. 

compo image

Nutrientes e água - o cuidado certo

Apenas uma roseira saudável pode desenvolver toda a sua beleza. Há que prestar por isso atenção ao fornecimento dos nutrientes certos às suas roseiras! as roseiras precisam de nutrientes suficientes e de uma rega adequada durante a época de crescimento, para poderem crescer com força e formar flores exuberantes. As roseiras podem ser regadas generosamente aquando de períodos de seca. Regue com menos frequência, mas generosamente! dado que as roseiras têm raízes profundas, a humidade deve chegar também às camadas mais fundas do solo. Se regar apenas superficialmente, a roseira tenderá a desenvolver apenas raízes superficiais e ficará mais fraca.

As roseiras dispendem muita energia a formar as suas magníficas flores. Nessa altura, elas consomem muitos nutrientes que obtém a partir do solo. Recomendamos que tente compensar isso com uma fertilização regular, ajudando ao desenvolvimento ideal das suas roseiras e tornando-as mais resistentes contra doenças e pragas. Isso aplica-se em particular às roseiras em vasos, visto que a reserva de nutrientes no vaso é limitada. Encontra na nossa gama de produtos vários tipos de fertilizantes especialmente formulados para atender às necessidades específicas das roseiras. Para roseiras no vaso pode ser usado um fertilizante líquido que é adicionado à água da rega. As roseiras no jardim agradecem uma dose do nosso fertilizante de longa duração que liberta os nutrientes necessários durante um período de até 6 meses. O nosso fertilizante de longa duração com lã de ovelha representa mais uma alternativa, neste caso puramente orgânica e por isso também adequada para a agricultura biológica. 

compo image

Poda anual das roseiras para um crescimento melhor

As roseiras devem ser podadas na primavera para se desenvolverem da melhor forma. A poda estimula o crescimento, visto que a planta consegue receber mais luz e ar graças ao espaço libertado, sendo assim criadas as condições ideais para a formação de novos rebentos. Além disso, a próxima floração virá mais cedo devido à poda, pois a roseira não precisa de investir as suas forças na formação dos frutos. 

mais sobre a poda das roseiras
compo image

A caracterização da rosa

Na nossa caracterização da planta poderá encontrar valiosas dicas sobre como cuidar corretamente das roseiras.

saber mais

Partilhar