Características
Necessita
Período de colheita
Características
Correct planting
Plantar tomateiras
O tomate (Solanum lycopersicum) pertence à família das solanáceas ("sombras da noite") e tem um ciclo de vida de 1 a 2 anos. Uma vez que é oriundo do Peru e do Equador, o tomate precisa de muita luz e calor. Assim, para a maior parte das variedades, os melhores resultados costumam ser alcançados na estufa, sobretudo em regiões de clima mais frio.
Mas também no exterior é possível conseguir uma boa colheita, ao escolher um local protegido. As tomateiras precisam nesse caso de um local ao sol, ameno e protegido do vento. No outono, elas devem ser protegidas da chuva.
Ao utilizar um tipo especial de tubos de plástico com furos, que são enfiados por cima das plantas, é possível melhorar facilmente as condições ao ar livre.
O tomate pode semear-se a partir de março no parapeito de uma janela ao sol ou numa estufa com temperaturas amenas. As sementes são colocadas em sementeiras ou então diretamente nos vasos com o nosso substrato de semeadura, estes são depois tapados e postos num sítio com temperaturas idealmente entre 20 e 25°C.
Recomenda-se retirar as plantinhas menos fortes, sobretudo no caso de terem folhas danificadas ou se não se conseguiram libertar da casca da semente.
Pode começar a transplantar as jovens tomateiras para a horta a partir de meados de maio. Na estufa já podem ser plantadas mais cedo, desde que seja assegurado que a temperatura na estufa nunca desça abaixo dos 0°C.
As tomateiras precisam de muita luz e ar. Assim, não devem ser plantadas muito perto umas das outras. Isso pode enfraquecer as plantas e atrair doenças. A distância entre plantas nas filas deve ser entre 40 a 70 cm e para a distância entre filas aconselhamos 80 a 100 cm.
As tomateiras podem ser plantadas vários anos seguidos no mesmo local, pois toleram-se bem a si próprias e não desgastam muito o solo. Na altura da plantação, deverá já ter enriquecido o solo com um fertilizante especial ou um substrato especial, como por exemplo substrato para tomate e legumes. Esse tipo de substrato é formulado especialmente para horticulturas de plantas com elevada necessidade de nutrientes.
Recomendamos apoiar as plantas com um pau ou uma estaca de arame torcido, que é enfiado no solo ao lado de cada tomateira. À medida que as plantas crescem, pode ser necessário corrigir a forma como são apoiadas.
Correct care
Cuidar de tomateiras
Deverá manter a terra sempre bem húmida. As plantas devem ser regadas regularmente quando houver períodos de seca. As folhas não devem ficar molhadas durante a rega. Folhas molhadas podem levar com facilidade ao ataque de fungos.
O tomate não precisa apenas de muita luz, mas também muitos nutrientes. Deve por isso assegurar o fornecimento dos nutrientes. Oferecemos-lhe para esse efeito uma ampla gama de produtos, com fertilizantes formulados especialmente para as necessidades individuais de cada planta, neste caso da tomateira.
A frequência de fertilização depende do produto escolhido. Ao utilizar um fertilizante líquido, recomenda-se uma aplicação semanal. Por outro lado, se optar por um fertilizante de longa duração, será suficiente uma só aplicação logo na altura do plantio. Assim, a planta terá nutrientes suficientes durante uma estação inteira. Siga com atenção as indicações de dosagem na embalagem.
Para assegurar um crescimento equilibrado das tomateiras, é importante cortar certos rebentos. Trata-se dos rebentos laterais que crescem a partir das axilas foliares e que não desenvolvem flores. Estes devem simplesmente ser cortados.
Mais artigos sobre o cultivo de legumes
Produtos adequados para o cultivo de tomate