1. COMPO
  2. Guia
  3. Plantas de A a Z
  4. Plantas de jardim
  5. Anêmona-do-japão

Características

Anêmona-do-japão

compo image
compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
médio

Período de floração

Características

Planting location:
Canteiros, varanda, terraço, vasos
Altura da planta:
60-140 cm
Cor da flor:
Branco, cor-de-rosa, violeta, vermelho, roxo

Correct planting

Plantar anêmonas-do-japão

Local:

As anêmonas-do-japão (Anemone hupehensis) são um contributo alegremente colorido para o jardim no outono. Além de uma gama ampla de cores, existem flores simples e recheadas. Esta planta perene propaga-se com facilidade e prefere locais com sombra ou sombra parcial, pelo que pode ser plantada por baixo de árvores folhosas ou na sombra de um muro, por exemplo. O solo ideal para esta planta é húmido e rico em húmus e nutrientes. Uma vez que a anêmona-do-japão tem caules compridos (entre 60-140 cm, conforme a variedade), é importante que o local esteja protegido do vento ou então deve ser usado um varão de suporte semicircular.

Plantar:

Uma vez plantadas, as anêmonas-do-japão irão alegrar o seu jardim por muitos anos. Elas dão-se muito bem com outras plantas perenes, capins e arbustos ornamentais. Para dar o melhor início possível a esta planta de outono fácil de cuidar, recomenda-se a plantação já na primavera. Deve ser respeitada uma distância entre plantas de 40-50 cm e é aconselhável enriquecer a terra com composto. Se quiser plantar a anêmona-do-japão em vasos, deve ter em conta que as raízes tem tendência para irem para grandes profundidades, pelo que os vasos devem ser suficientemente altos.

Correct care

Cuidar de anêmonas-do-japão

Rega:

É importante regar estas plantas de forma generosa e regular, especialmente durante períodos de seca prolongados. É preciso evitar no entanto que a planta fique encharcada, sendo importante uma boa drenagem da água em excesso. O solo por baixo de arbustos mantém-se por norma húmido com mais facilidade. Se a anêmona for plantada no vaso, é aconselhável regar com mais frequência, mas evitando o excesso de água.

Fertilização:

As flores delicadas da anêmona-do-japão desenvolvem-se especialmente bem com o apoio de algum fertilizante. Para conseguir um solo rico em nutrientes, pode apostar na utilização de composto ou então de fertilizante de longa duração para plantas perenes, o que ajuda a planta a tornar-se mais resistente e aumenta o período de floração. Para anêmonas-do-japão plantadas em vasos recomenda-se um fertilizante orgânico para plantas de vaso. A boa capacidade de armazenamento de água dos grânulos de fertilizante ajuda a tornar o substrato mais solto e favorece a formação de húmus.

Poda:

Em geral é aconselhável remover flores ou folhas murchas diretamente. A poda da planta até a um nível perto do solo pode ser feita após a floração, no inverno. Para plantas jovens é aconselhável realizar a poda na primavera pouco antes de começarem a rebentar.

Reprodução:

A propagação da anêmona-do-japão é feita pela própria planta, por meio de brotos a partir das raízes. Se quiser dar uma ajuda para propagar a planta, pode recorrer ao método da divisão das raízes na primavera. É preciso ter cuidado com as ferramentas de jardinagem, uma vez que as raízes são facilmente feridas.

Medidas no inverno:

É recomendável proteger as anêmonas do frio nos primeiros dois anos após a plantação ou na presença de temperaturas muito baixas. Para esse efeito, pode cobrir a zona das raízes com ramos de abetos, folhagem ou palha. Para anêmonas em vasos, recomendamos colocá-las por cima de blocos de madeira perto de uma parede de casa. Além disso, pode envolver os vasos em material isolante, como por exemplo plástico com bolhas de ar ou malha de fibras de coco.

A nossa dica

As anêmonas-do-japão são ideais para ramos de flores e outros arranjos. A planta chega mesmo a ser beneficiada ao cortar algumas das flores para esse efeito, pois ganha força para formar novas flores.

Partilhar