Dicas para cuidar de plantas perenes
As plantas floríferas perenes são a escolha ideal para um jardim cheio de flores. Uma vez que as plantas perenes têm um ciclo de vida de vários anos, deixa de ser necessário renovar o canteiro todos os anos. Para garantir que as suas plantas vivazes permaneçam bonitas durante muito tempo, é necessário cuidar delas. Saiba aqui como.
Botânica
As plantas vivazes são herbáceas perenes com um ciclo de vida de vários anos que se renovam debaixo do solo todos os anos. As partes da planta que crescem por cima do solo morrem com frequência no inverno devido ao frio. Existe uma enorme diversidade de espécies com diferentes formas de crescimento e variadíssimos tempos, cores e formatos de floração.
Os cuidados certos
Primavera
na primavera, deve limpar o canteiro de folhas secas e retirar inflorescências e folhas que tenham morrido durante o inverno. No caso das plantas perenes que crescem muito em altura, recomendamos que corte o rebento do ano passado perto do solo, deixando ficar apenas as primeiras folhas. É importante que os novos rebentos não sejam impedidos de crescer pelo rebentos secos do ano passado. No caso das gramíneas, deve ser usada uma técnica que faz lembrar o pentear para conseguir remover caules secos.
Verão
as diferentes plantas perenes exigem variados tipos de cuidado. A sálvia do verão, a astafiságria e os tremoceiros desenvolvem uma segunda floração bem rica, se forem cortados junto do solo após a primeira floração. Algumas plantas perenes produzem tantas sementes que se conseguem espalhar em menos de nada por todo o jardim. Isso acontece por exemplo com a aquilégia, a dedaleira ou o verbasco. Se quiser manter a propagação das suas plantas perenes sob controle, deve cortar as flores atempadamente, antes de se formarem as primeiras sementes. As plantas perenes de crescimento rasteiro que cobrem o chão ou de crescimento em forma de almofada podem ser cortadas até cerca de um a dois terços do seu tamanho. Elas irão então criar novos rebentos e tornar-se bem mais espessas.
Algumas plantas perenes desenvolvem muitos rebentos laterais e crescem depressa, como acontece por exemplo com as asteráceas e os crisântemos. Mas cuidado: quanto mais crescem em altura, menos estáveis se tornam. Além disso, aumenta a área sem folhas na parte inferior da planta. Com uma poda, estas plantas tornam-se mais compactas, continuam estáveis e desenvolvem mais flores. É por isso recomendável cortar os 2 a 5 cm superiores dos rebentos, assim que as plantas tiverem alcançado cerca de um terço do seu tamanho máximo expectável.
Outono
corte as plantas muito perto do chão, para criar espaço para os novos rebentos na primavera seguinte, prevenir doenças causadas por fungos e evitar que as plantas se espalhem para sítios indesejados por meio das sementes. Retire de seguida as ervas daninhas e distribua à volta das plantas uma fina camada de composto - a melhor preparação para um novo começo na primavera.
Inverno
nas regiões mais frias recomendamos deitar uma camada de folhas secas por cima das plantas perenes que crescem rasteiras a cobrir o solo, para as proteger das geadas. A camada é obviamente retirada na primavera, assim que já não se esperam mais geadas.
Pode também gostar destes temas
Produtos adequados para o seu canteiro de plantas perenes