Características
Necessita
Características
Correct planting
Plantar bambu
O bambu (Bambuseae) pertence à família das plantas de bambu e é um símbolo de persistência, flexibilidade e tenacidade. O bambu é originalmente oriundo da China, do Japão, do Chile e da Argentina. Ele prefere por isso locais quentes e ensolarados, com pouco vento. O substrato deve ser permeável e rico em húmus. A maioria das plantas de bambu suportam temperaturas baixas até aos -20°C durante vários dias.
Curiosidade: O bambu desenvolve flores a cada 100 ou 120 anos. A planta morre a seguir, pois a floração consome-lhe todas as forças. O curioso: Isso acontece praticamente em todo o planeta à mesma altura.
O buraco para plantar o bambu deve ser duas vezes mais profundo e duas vezes mais largo do que o torrão da planta. O torrão deve ficar a uma profundidade adequada para as raízes serem cobertas com uma camada de terra de pelo menos 5 cm. Recomendamos o nosso substrato para plantio. Este substrato contém nutrientes, de modo que a planta não precisa de ser fertilizada nas primeiras 12 semanas.
A maioria das plantas de bambu forma rizomas subterrâneos que determinam o tipo de crescimento do bambu. A planta distribui-se pelo solo. Muitas vezes é possível encontrar rebentos a vários metros da planta mãe. Os rizomas atravessam película plástica para charcos e penetram em calçadas e sistemas de esgoto. Isso pode ser evitado com uma barreira de raízes. Como barreira é utilizada uma folha de plástico forte com uma largura de 70 cm e uma espessura de aprox. 2 mm. Esta folha é colocada verticalmente no buraco de plantio. A borda superior do plástico deve ficar ao nível da superfície do solo.
Correct care
Cuidar de bambu
Os bambus necessitam por norma de muita água, pois através das suas imensas folhas evapora-se muita humidade. A melhor altura para a rega é de manhã, bem cedo, ou depois do pôr do sol. O bambu não tolera ficar encharcado em água estagnada.
O bambu necessita de azoto. Como fertilizante, recomendamos um fertilizante especial para bambu, rico em azoto, a ser aplicado a partir de março. A partir de agosto, não se deve fornecer mais nutrientes para que parem de crescer a tempo antes da chegada dos meses mais frios. É assim aumentada a sua resistência à geada.
Para as variedades com um crescimento em alturas muito acentuado, recomenda-se uma poda a cada quatro ou cinco anos. A poda consiste nesse caso em cortar, quase junto ao solo, alguns ramos mais antigos. Os ramos novos devem ser deixados.
Sobretudo durante o primeiro inverno, após a plantação, torna-se importante cobrir o solo à volta da planta com uma espessa camada de folhas ou de palha como proteção contra geadas. Através dessa camada, o solo só consegue congelar de forma superficial e o transporte de água para a superfície continua a ser possível. O bambu também precisa de água suficiente no inverno, uma vez que continua a consumi-la.
Da Ásia para a nossa casa e o nosso jardim
Produtos de tratamento de bambu