Características
Necessita
Características
Correct planting
Plantar bambu-da-sorte
Seja na terra, em hidrocultura ou simplesmente na água - o bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana) é fácil de cuidar. Esta planta, oriunda dos trópicos, não é na realidade uma espécie de bambu, mas sim uma dracena, e prefere calor e muita humidade do ar. O ideal para esta planta são temperaturas entre os 20 e 22 graus. Se a temperatura for mais baixa, a planta reduz o seu crescimento significativamente. O bambu-da-sorte prefere um local com luz ou meia sombra, mas também aceita um local à sombra, onde cresce no entanto muito mais lentamente. A planta pode ser transferida para o exterior na primavera, quando já não há probabilidade de ocorrência de geadas.
Se o bambu-da-sorte ainda não tiver raízes ou só tiver algumas, o ideal é manter a planta num jarro ou outro recipiente alto com 2 a 3 cm de água. Assim que se tiverem formado bastantes raízes com pelo menos 5 a 10 cm, poderá plantar esta dracena num substrato bem permeável e rico em húmus. Recomendamos deixar a planta a alguns centímetros de profundidade no substrato para ter suficiente estabilidade. Deve ter o cuidado de apenas cobrir com terra aquela parte da planta que antes se encontrava debaixo de água. O bambu-da-sorte tolera no entanto igualmente bem a hidrocultura ou pode mesmo continuar dentro da água apenas. Se a planta for muito alta ou muito fina, recomendamos a utilização de um apoio. Para esse efeito pode ser empregado um vaso cachepot pesado para providenciar mais estabilidade.
Correct care
Cuidar do bambu-da-sorte
É importante não deixar secar as raízes desta dracena. Se a planta estiver a ser cultivada em água, é importante controlar o nível da água regularmente e encher com mais água, se necessário. Por norma não é necessário trocar a água toda. Ao cultivar a planta num vaso com substrato, há que ter cuidado para evitar que fique encharcada, pois isso pode causar apodrecimento das raízes e matar a planta. A planta só deve ser regada cuidadosamente, assim que a camada superior do substrato estiver seca. É aconselhável borrifar a planta regularmente com água se ela se encontrar num local com pouca humidade do ar.
Assim que o bambu-da-sorte estiver plantado na terra, recomenda-se a fertilização semanal entre março e outubro com um fertilizante para plantas verdes e palmeiras.
Manchas amareladas nas folhas ou nos caules devem ser removidas com uma faca. O amarelado é geralmente um sinal de que a água de rega é demasiado dura - o melhor é regar com água da chuva.
RENE WADAS, especialista fitossanitário
Dê um toque asiático à sua casa
Productos adecuados para el cuidado de Bambu da Sorte