1. COMPO
  2. Guia
  3. Plantas de A a Z
  4. Plantas de interior
  5. Catos

Características

Catos

compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
pouco
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
baixo

Período de floração

Características

Planting location:
Interior, varanda, terraço
Altura da planta:
varia
Cor da flor:
Roxo, cor-de-rosa, branco, amarelo, cor de laranja, vermelho

Correct planting

Plantar catos

Local:

Visto que os catos são oriundos das regiões quentes do continente americano, também nas nossas casas preferem um local ameno e com luz solar - por exemplo ao sol no parapeito de uma janela. Quando tiver encontrado um local adequado, recomenda-se rodar os vasos dos catos regularmente para evitar que se comecem a inclinar em direção à luz. Os catos podem também apanhar sol ao ar livre, desde que seja numa região que não costuma ter temperaturas negativas no inverno, ou então, nas regiões mais frias, a partir da altura do ano em que as temperaturas à noite já não descem muito abaixo dos 10 graus. Recomenda-se no entanto um local coberto para os proteger da chuva.

Plantar:

O substrato ideal para catos é bem permeável e mineralizado. Para além disso, o substrato deve ser ligeiramente ácido. Os substratos especiais para catos favorecem um crescimento saudável destas plantas, pois são adaptados justamente às necessidades das mesmas.

Os catos só precisam de mudar o vaso e a terra a cada dois a cinco anos, pois o seu crescimento costuma ser lento. É aconselhável deixar de regar uma semana antes da muda, para se tornar mais fácil retirar o cato do vaso velho.

A nossa dica:

Ao escolher um novo vaso, recomendamos optar por vasos de barro. Estes não têm apenas uma maior capacidade de respiração, mas são também mais pesados, o que ajuda a evitar a queda dos catos com tendência para crescer muito em altura.

Correct care

Cuidar de catos

Rega:

Os catos são plantas fáceis de cuidar e só precisam de ser regadas raramente, sendo que a frequência de rega varia conforme o tamanho dos catos. Em geral é aconselhável regar os catos a cada 4 a 6 semanas generosamente, quando o substrato estiver totalmente seco. Estas plantas nunca podem ficar encharcadas. Tendo com conta que os catos armazenam água: mais vale regar a menos do que a mais. Se o substrato permanecer húmido durante muito tempo seguido, os catos podem apodrecer e morrer.

Fertilização:

Os fertilizantes normais não devem ser utilizados com catos, pois levam a um crescimento excessivo em comprimento. Assim, recomendamos acrescentar à água da rega um fertilizante com acentuado teor em potássio a cada duas a quatro semanas entre março e outubro.

Medidas no inverno:

Durante o repouso de inverno, ainda pode regar e fertilizar menos. Além disso, recomendamos também deixar os catos num local um pouco mais fresco nessa altura.

Produtos adequados para o cuidado dos cactos

Partilhar