Muitas plantas de interior são originalmente oriundas de regiões tropicais e precisam de muita luz ou água. O cuidado certo é fundamental para que as suas plantas de interiores cresçam bem e permaneçam saudáveis. Saiba aqui mais sobre como cuidar de plantas de interior.
As plantas de interior estão na moda e complementam perfeitamente a decoração da maioria das divisões. As plantas trazem também vida à sua casa e melhoram o clima. Distingue-se entre dois grupos principais - as plantas verdes e as plantas floríferas.
Plantas verdes
As plantas verdes são particularmente indicadas para a sua casa, visto que mantém as suas belas folhas verdes durante o ano inteiro. No inverno, estas plantas crescem mais devagar, mas o crescimento destas plantas de interior depende sobretudo do local, da temperatura e, naturalmente, dos cuidados. Algumas plantas verdes populares são, por exemplo, a costela-de-adão, as suculentas, os catos, os bonsai, a yuca ou a borracheira.
Plantas floríferas
As plantas floríferas resultam muito bem dentro de casa durante o ano inteiro. Mesmo quando nas regiões mais frias já houver neve a cair, as plantas floríferas de interior dão uma nota colorida como complemento ideal à decoração da sua casa. Algumas plantas floríferas populares são, por exemplo, as orquídeas, o cíclame, o lírio-da-paz ou a bromélia. À semelhança das plantas verdes, também as plantas floríferas devem ser regadas e fertilizadas regularmente.
Rega
Para a rega das plantas de interior também se aplica: evitar a todo o custo que fiquem encharcadas! Caso contrário, as raízes tendem a morrer e a planta deixa de poder absorver água e nutrientes. Deve por isso primeiro verificar o substrato com o dedo antes de regar. Insira para isso um dedo alguns centímetros no substrato para verificar se ainda está húmido. Acontece com frequência que a superfície do substrato se encontra seca, enquanto que a alguns centímetros de profundidade ainda está húmido.
Cuidar das folhas
Tenha o cuidado de tirar o pó das folhas regularmente. Isso ajuda as plantas a respirar melhor. Utilize simplesmente um pano húmido ou os produtos da COMPO para cuidar das folhas. Sobretudo nos meses de inverno, aconselhamos a borrifar as folhas com um pouco de água. Isso minimiza os efeitos do ar seco do aquecimento. Deve ainda retirar flores e folhas secas regularmente. Os fungos gostam de se instalar em partes mortas de plantas.
Fornecimento de nutrientes
Todas as plantas precisam de azoto, fósforo e potássio como nutrientes para crescerem e permanecerem saudáveis, por isso é importante fertilizar as suas plantas de interior regularmente. Os fertilizantes da COMPO para plantas verdes ou plantas floríferas são especialmente adaptados às necessidades das suas plantas de interior. Uma alternativa prática à utilização de fertilizante líquido consiste nas barrinhas de fertilizante ou nos produtos de reforço nutricional da COMPO. Estes providenciam às suas plantas todos os nutrientes necessários a longo prazo.
Uma muda regular é fundamental para um crescimento saudável das plantas. No decorrer dos meses e anos, a planta acaba por preencher todo o substrato do vaso com as suas raízes - o vaso torna-se pequeno demais. Logo, as raízes começam a crescer ao longo da parede do vaso e também o crescimento da própria planta começa a abrandar.
Assim, deve mudar as suas plantas de interior a cada 2 a 3 anos ou, no caso das plantas maiores a cada 4 a 5 anos, para substrato novo. Escolha para isso um vaso maior. As raízes conseguem desenvolver-se particularmente bem no substrato fresco e solto e também as folhas tornam-se maiores e mais fortes.
Pode também gostar destes temas
Produtos adequados para as suas plantas de interior