Ervas aromáticas do próprio jardim
Seja na salada, no queijo fresco, no azeite, nos molhos ou em cocktails: tudo fica mais delicioso com ervas frescas. Para que possa ter ervas aromáticas frescas sempre à mão, é uma boa ideia ter o seu próprio jardim de ervas. Mas qual a melhor forma de cultivar ervas aromáticas? Visto que cada espécie de erva aromática tem necessidades diferentes, a solução ideal consiste em construir um canteiro de ervas em formato de caracol que além de poupar espaço ainda representa uma bela atração no seu jardim. Vamos mostrar-lhe passo a passo como construir um canteiro de ervas em formato de caracol.
Seja granito, cal de conchas ou outras pedras: as pedras naturais não são apenas decorativas, mas também úteis: elas são capazes de armazenar calor que é depois libertado junto das ervas aromáticas, fornecendo energia adicional.
Na parte mais elevada:
plante aqui ervas aromáticas mediterrânicas que gostam de sol pleno, como por exemplo alecrim, lavanda, orégãos, tomilho, manjerona e segurelha.
No parte do meio:
aqui é o local ideal para plantas que gostam de alguma humidade e algum calor, como por exemplo endro, cebolinho, salsa, alho ou caril.
Na parte de baixo:
estas ervas aromáticas preferem um local húmido e à sombra: agrião, borragem, hortelã, cerefólio, erva-cidreira e coentro.
Nas zonas da base:
este é um bom local para p. ex. hortelã-da-água ou azedas.
Um pequeno charco na base da espiral de ervas aromáticas não é obrigatório, mas tem um efeito benéfico nas condições climáticas em redor e resulta muito bem do ponto de vista estético. Assim se faz:
Pode também gostar destes temas
Produtos adequados para o seu canteiro em forma de caracol