1. COMPO
  2. Guia
  3. Plantas de A a Z
  4. Plantas de interior
  5. Hibisco

Características

Hibisco

compo image
compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
médio

Período de floração

Características

Planting location:
Interior, varanda, terraço, jardim (nas regiões amenas)
Altura da planta:
1-2,5 m
Cor da flor:
Branco, amarelo, cor de laranja, vermelho, cor-de-rosa

Correct planting

Plantar hibisco

Local:

O hibisco precisa de um local com luz solar para ter muitas flores. Em relação às flores de hibisco, é de destacar não apenas a grande variedade de cores existentes como também a capacidade da planta de ter flores com duas cores diferentes. A formação das flores é favorecida por temperaturas entre os 17 e os 28°C. O hibisco pode também ficar ao ar livre, nas regiões amenas, ou então só durante o verão. Nesse caso é preciso habituá-lo lentamente ao sol. Procure primeiramente um local com meia sombra e mude depois passado algum tempo a planta para um local ensolarado. Convém evitar o sol direto ao meio-dia e proteger a planta de chuva e vento fortes. Não é aconselhável mudar o local com demasiada frequência, pois pode fazer cair os botões de flores.

Nas regiões mais frias, é preciso transferir o hibisco para dentro de casa antes da primeira geada. O hibisco gosta de passar o inverno com luz e a uma temperatura entre os 12 e os 15°C.

Plantar:

No caso de ser uma planta de vaso, recomenda-se a muda de ano em ano ou a cada dois anos na primavera.

Correct care

Cuidar do hibisco

Rega:

O hibisco precisa de muita água durante a época de crescimento. Deve evitar que o torrão fique seco, mas também não pode permitir que fique encharcado. A terra deve ser mantida ligeiramente húmida, também no inverno. O torrão não deve secar por completo, mas também não deve ficar encharcado.

Ao usar um vaso cachepot, há que garantir que não fique água estagnada no mesmo, para evitar o risco das raízes apodrecerem.

Fertilização:

A planta deve ser fertilizada semanalmente entre março e outubro com um fertilizante líquido. Entre novembro e fevereiro, já só deve haver uma fertilização por mês.

Poda:

Recomenda-se a poda dos arbustos de hibisco com mais de 2 anos para que mantenham um crescimento compacto. Retiram-se para esse efeito os ramos secos e finos e corta-se os rebentos principais pela metade. O corte é feito como nas roseiras, sempre por cima de um botão que está a apontar para fora.

Partilhar