A orquídea é com frequência apelidada de rainha das flores. Ela foi trazida para a Europa no início do século XIX e hoje em dia é parte integrante da diversidade de plantas nos parapeitos das nossas janelas. Devido ao grande número de diferentes variedades de orquídeas, cada variedade tem as suas exigências muito individuais a nível de cuidados. Saiba aqui mais sobre as diferentes variedades de orquídeas e os seus cuidados específicos.
Phalaenopsis
Apesar da popularidade das orquídeas, algumas das suas variedades são muito pouco conhecidas. A Phalaenopsis é de longe a variedade de orquídea mais popular. As suas vantagens consistem em ser fácil de cuidar e poder ter flores praticamente a qualquer altura do ano. É a orquídea perfeita para principiantes. A família Phalaenopsis inclui 60 variedades, o que não é muito quando comparado com outras famílias de orquídeas. Estas orquídeas, à semelhança de muitas outras, também são epífitas, ou seja, crescem em cima de árvores. As suas flores costumam ser exuberantes e são consideradas as típicas flores das orquídeas. O tamanho das flores pode variar, conforme a variedade, entre 1,5 e 10 centímetros. A Phalaenopsis prefere um local com sombra parcial, mas luz suficiente. As temperaturas devem rondar os 18 a 20°C e não devem baixar dos 16°C à noite. Uma humidade do ar relativamente elevada é importante. A planta nunca pode secar por completo, mas também não deve ser regada com muita frequência, para evitar que fique encharcada.
A orquídea mais antiga
Esta foi a primeira orquídea que foi trazida para a Europa no século XIX. Sobretudo a nobreza ficava encantada com as suas flores coloridas. Ela é uma das variedades mais populares, para além da Phalaenopsis. Esta orquídea, com à volta de 40 variedades, adequa-se como planta de interiores, mas também para ramos de flores e arranjos. Na natureza aberta, este tipo de orquídea cresce em cima de árvores ou, por vezes, em cima de pedras e rochas. As orquídeas que podem ser compradas no mercado alcancem uma altura de crescimento de aprox. 25 centímetros. As flores grandes da Cattleya devem ser presas a uma vara de suporte para ficarem apoiadas. A floração é na primavera ou no outono e nas cores mais variadas. A temperatura ideal para esta planta durante o dia situa-se entre os 18 e os 20 graus. À noite, a temperatura deve ser mais baixa, entre 10 e 14 graus. O local deve ter bastante luz, mas sem luz solar direta. Elas devem ser regadas e fertilizadas com regularidade e generosidade durante a época de crescimento. Quando não têm flores, devem ser regadas com moderação.
A orquídea para principiantes
A Coelogyne é ideal sobretudo para principiantes, pois floresce com facilidade mesmo em parapeitos de janelas onde faz um pouco mais frio. A altura de floração é entre fevereiro e junho. Esta família inclui cerca de 200 variedades, sendo que algumas crescem tanto no solo, como também nas árvores, pedras e rochas. A maioria das variedades preferem sombra parcial e vasos rasos. Os exemplares pendentes resultam muito bem em floreiras especiais de disposição vertical ou em cestinhos de madeira. As suas flores medem entre 5 e 10 centímetros e costumam ter cores claras, como por exemplo branco ou amarelo. A temperatura ideal situa-se entre os 18 e os 20 graus durante o dia e, à noite, a temperatura deve ser mais baixa, entre 10 e 14 graus. No inverno, estas orquídeas entram em modo de repouso, preferindo locais secos e frescos. Assim, vão juntar energia nova para a próxima floração. Durante a época de crescimento, estas orquídeas devem ser regadas e fertilizadas com generosidade.
A exigente
A história desta variedade de orquídea começa, de acordo com um conto, nas Filipinas. Conta-se que ela foi formada a partir das lágrimas de uma deusa rainha que estava de luto pela morte do seu marido. A Vanda cresce também nas árvores (epífeta) e deve ser cultivada sem substrato e com uma humidade do ar adequada. Assim, esta variedade não é muito adequada para principiantes. Ela deve ficar num local com muita luz, mas não pode ficar exposta à luz solar direta do meia dia. Algumas variedades podem ser cultivadas em armários expositores especiais enquanto plantas jovens e pequenas. Os exemplares mais crescidos podem ser mantidos em estufas ou jardins interiores. Mas algumas variedades dão-se também muito bem dentro de casa. As flores da Vanda brilham nas cores mais variadas e há mesmo variedades com flores azuis, o que não é de todo frequente nas orquídeas. As plantas atingem 3 a 15 centímetros de altura e podem ter flores a qualquer altura do ano. As temperaturas ideais diurnas ficam entre os 18 e os 20°C e, à noite, a temperatura não deve baixar dos 16°C. As raízes da Vanda devem ser regularmente mergulhadas em água e as partes superiores da planta pulverizadas suavemente com água.
A versátil
Esta família está presente em todo o planeta, à exeção do continente africano. Não é possível descrever a sua aparência de forma clara, pois as variedades desta família apresentam as mais variadas características. Encontra-se todo o tipo de formas, desde variedades com uma só floração por ano até variedades que florescem várias vezes. Também em relação ao tamanho das flores, há diferenças significativas entre as variedades: a mais pequena tem pouco mais de um centímetro enquanto que a maior atinge mais de um metro de largura. O "sapato" da Paphiopedilum serve de armadilha para insetos e evita que a orquídea se polinize a si própria. Algumas variedades desta orquídea são particularmente populares, pois surgem repetidamente novas flores no mesmo caule, ao longo de vários meses. Devido ao grande número de variedades, os cuidados exigidos pelas orquídeas variam também significativamente conforme a variedade, pelo que é necessário estar com atenção a isso.
Pode também gostar destes temas
Estes produtos ajudam a cuidar de orquídeas