compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas de jardim
  5. Cuidar do jardim
  6. Assim poderá livrar-se da podagrária de forma permanente

Como se livrar da podagrária de forma eficaz

A podagrária é uma das ervas daninhas mais frequentes e a sua resiliência torna-se desesperante para muitos jardineiros. Esta erva daninha propaga-se de duas formas, por meio da suas sementes, mas também através dos rizomas que criam rebentos de crescimento rápido e permitem-lhe espalhar-se a um ritmo alucinante por todo o jardim. Para manter esta planta controlada, deve começar a combatê-la logo desde o início. Saiba aqui como consegue livrar-se a longo prazo e de forma descomplicada desta erva daninha desagradável.

O que é a podagrária?

A podagrária, também chamada de pequena-angélica, pertence à família Apiaceae e pode alcançar até um metro de altura. O nome científico desta planta significa "pé de cabra", pois a forma serrada das folhas e a sua aparência fazem lembrar os pés das cabras.

Elimine o mal pela raíz!

Se pretende livrar-se desta erva daninha chata de forma permanente, tem que arrancá-la com as raízes. Porque se as raízes ficarem na terra, a planta irá rebentar em menos de nada, mesmo se forem restos de raízes muito pequenos. Só com a retirada manual de todas as raízes consegue eliminar a podagrária em áreas onde não foram cultivadas outras plantas ou por baixo de arbustos e árvores. É importante que isso seja feito antes da planta formar as suas sementes, pois estas podem facilmente ser espalhadas pelo vento, ajudando a planta a propagar-se ainda mais. Também não deve juntar a podagrária arrancada à compostagem, caso já tenha formado sementes.

compo image

Medida alternativa: tapar o solo

Uma outra possibilidade de eliminar a podagrária consiste em tapar o solo. Para isso, basta colocar um pedaço de cartão ou de tecido contra ervas daninhas sobre a superfície afetada e cobri-lo com uma camada de 10 cm de espessura de folhas secas ou restos de jardinagem secos. Aqui, porém, é preciso muita paciência: demora cerca de dois anos até as raízes da podagrária morrerem totalmente devido à falta de luz e oxigénio. A superfície tratada deve ainda ser vigiada muito bem depois disso e por um período de tempo prolongado, pois as sementes permanecem capazes de germinar durante anos, podendo a planta reaparecer assim depois de tirar a cobertura. Nas áreas com plantações torna-se uma tarefa árdua remover a podagrária mecanicamente e exige muita disciplina. A grande dificuldade nesse caso consiste em retirar as raízes da podagrária não apenas do solo mas também das plantas cultivadas: terá que retirar primeiro as plantas cultivadas, remover todas as raízes da podagrária do torrão das suas plantas e depois voltar a plantá-las. 

As herbicidas podem ajudar

A limpeza total de um canteiro torna-se quase impossível, sobretudo se tiver muitas plantas e um solo cheio de raízes. Um solução segura e eficaz para manter a podagrária controlada, consiste na aplicação de um herbicida. Comercializamos diversos produtos da marca VOROX que combatem eficazmente diferentes tipos de ervas daninhas. Para áreas mais pequenas, recomendamos o produto pronto a usar na prática garrafa com borrifador. Nas áreas mas extensas aconselhamos a utilização de um pulverizador para aplicar o produto em forma de calda.

Partilhar