Características
Características
Período de infestação
Descripción
Caracóis
Nos jardins, é frequente encontrar-se lesmas de diferentes variedades, tais como Agriolimacidae e Arionidae, bem como outros caracóis. Frutos, folhas e rebentos com buracos ou partes raspadas pode ser sinal de uma praga de caracóis ou lesmas. As plantas mais jovens são por vezes comidas na totalidade. Na terra e por cima das plantas há rastos de muco. A maior parte dos caracóis e das lesmas alimenta-se à noite, escondendo-se durante o dia no solo para não secarem. É por isso aconselhável regar as plantas cedo de manhã. Se o solo estiver seco à noite, os caracóis e lesmas têm mais dificuldade em deslocar-se. Se o tempo for húmido e fresco, estes animais aparecem também durante o dia. Os caracóis são hermafroditas, pelo que todos podem por ovos e assim reproduzir-se em massa se as condições climatéricas forem favoráveis. Nas regiões frias, por norma apenas os ovos depositados dentro da terra conseguem sobreviver ao inverno enquanto não houver geadas muito intensas. Mas se o tempo for ameno, os próprios caracóis conseguem sobreviver ao inverno.
Control
Assim pode combater caracóis e lesmas
As toupeiras, os patos, as galinhas e os ouriços alimentam-se de caracóis. Se os caracóis aparecerem como praga, resta apenas utilizar produtos para os combater, por exemplo grão contra caracóis. Este produto é simplesmente distribuído de forma homogénea entre as plantas. Visto que os caracóis são sobretudo noctívagos, deve controlar à noite se as plantas ainda estão suficientemente protegidas pelo grão contra caracóis.
Para os manter afastados pode também utilizar uma barreira contra caracóis à base de cal de conchas. Os caracóis não conseguem atravessar essa barreira física e fica-lhes assim vedado o acesso às áreas protegidas pela barreira.
Outras pragas dentro e fora de casa