As plantas podem ser atacadas por pragas e doenças, mesmo quando são muito bem cuidadas e se encontram no local adequado. Existem produtos especialmente aprovados para a utilização em jardins privados e domésticos, para que seja possível proteger as plantas, mas evitar uma exposição demasiado elevada do utilizador e do meio ambiente aos produtos. Saiba aqui qual o produto mais adequado para as suas necessidades e como aplicá-lo corretamente.
Passo a passo
1
Leia atentamente as instruções do produto antes de começar o trabalho. Damos-lhe aqui todas as informações importantes, tais como o âmbito de aplicação, o tipo de aplicação, a dosagem, os tempos de espera e as medidas de segurança.
2
A quantidade de produto necessária depende do produto, da praga, do tipo e da altura das plantas. O tamanho e a quantidade das folhas bem como a densidade de plantação são também fatores importantes a considerar. A quantidade de produto necessária é por norma indicada em mililitros por litro de água por metro quadrado. Os concentrados são misturados com água e aplicados com um pulverizador. Se for um concentrado líquido, deve em primeiro lugar encher o depósito com a quantidade correta do produto. Junte agora a quantidade certa de água e misture tudo com uma vara de madeira. Se estiver a utilizar um produto em forma de pó ou grânulos para criar a calda, deve em primeiro lugar encher o depósito com a quantidade certa de água e depois adicionar o produto enquanto mexe.
3
Pulverize as plantas de forma uniforme até ficarem molhadas. Trate também o lado inferior das folhas. Após a aplicação deve lavar as mãos e todas as partes do corpo que não tiverem estado cobertas. Deve ter o seguinte em conta: a altura ideal para a aplicação de produtos fitossanitários é no fresco da manhã ou à noite, idealmente sem qualquer vento. Deve evitar a aplicação a temperaturas elevadas ou com luz solar intensa. A substância ativa iria evaporar demasiado depressa ou causar queimaduras. A aplicação com vento deve também ser evitada, pois existe o risco do produto ser transportado para cima de outras plantas, animais ou pessoas. A aplicação antes ou durante a chuva também não é aconselhável. A chuva iria deslavar o produto das plantas e iria penetrar no solo.
4
Deve evitar o armazenamento de restos dos produtos, em vez disso recomendamos que os dilua numa proporção 1:10 e que os aplique novamente às plantas tratadas. Por fim, lave o pulverizador muito bem com água. A água dessa lavagem deve ser aplicada às plantas tratadas ou então distribuída pela maior área possível no jardim (no caso dos inseticidas e fungicidas pode escolher por exemplo o relvado, no caso dos herbicidas escolha um sítio de terra descoberta).
Recomendamos que vista durante a aplicação do produto uma camisola de mangas compridas, calças compridas, sapatos fechados e luvas. Eventualmente poderá ser necessário usar óculos de proteção e protector para a cabeça (consulte as instruções de utilização).
Durante a aplicação
Depois da aplicação,
Assim que tiver identificado a doença ou a praga, pode começar com o tratamento adequado. As seguintes perguntas podem ser úteis para ajudar a encontrar o produto fitossanitário adequado:
Assegure-se de que está a respeitar as indicações relativamente à quantidade de produto a aplicar. Isso garante que a quantidade aplicada seja suficiente para ser eficaz, mas não seja aplicada uma quantidade demasiado elevada.
Pode também gostar destes temas
Encontra aqui os produtos COMPO para proteção das plantas