O cheiro refrescante da lavanda já nos é familiar do sabão da casa de banho ou do saquinho de lavanda do armário da roupa, mas esta erva aromática tem ganho popularidade também na cozinha. Mostramos-lhe como poderá criar uma experiência culinária totalmente nova com estas pequenas flores roxas da sua própria horta. Neste artigo vamos descrever como fazer um delicioso cheesecake a partir de ricotta, biscoitos integrais de manteiga e flores de lavanda.
Cheesecake de lavanda
Para uma forma de fundo amovível de ca. 23 cm:
Cheesecake de lavanda
A base
Coloque primeiro papel vegetal no fundo da sua forma e unte os lados muito bem com manteiga. Esmague agora os biscoitos dentro de um saco de congelação com ajuda do rolo da massa até obter uma massa uniforme e de migalhas finas. Derreta então a manteiga num tacho e misture-a com as migalhas de biscoito. Deite a massa de biscoito com manteiga na forma de fundo amovível, pressione-a contra o fundo e os lados com uma colher de sopa e deixe endurecer no frigorífico durante uma hora.
O recheio
Entretanto chegou a hora de obter o aroma de lavanda natural. Aqueça para este efeito ligeiramente as flores de lavanda juntamente com o creme azedo num tacho e deixe a massa de seguida repousar durante uma hora.
Pode agora começar a fazer o recheio do cheesecake. Para isso, deverá primeiro derreter o chocolate branco em banho-maria. Bata o mascarpone, a ricotta e o queijo fresco numa tigela com os ovos e junte de seguida o chocolate derretido e o creme azedo com lavanda que preparou.
Se quiser, pode juntar um pouco de corante alimentar violeta ao recheio para que fique também com a cor típica da lavanda. Para esse efeito, deite apenas algumas gotas de corante na massa e tente aproximar-se ao tom de cor pretendido enquanto mexe tudo muito bem - caso contrário, a tonalidade poderá ficar muito escura. Poderá também optar por misturar corante alimentar azul e vermelho para obter uma cor de lavanda bonita.
Cozedura
Quando o recheio estiver pronto, verta-o dentro da forma e alise-o. Visto que poderão sair pequenas quantidades de manteiga da forma devido ao calor, recomenda-se colocar uma folha de papel vegetal por cima de grelha do forno para evitar que o forno fique sujo. Leve o bolo agora ao forno na posição inferior durante uma hora a 150 graus (calor em cima e em baixo).
Se for necessário, cubra o bolo com papel de alumínio passado algum tempo, para evitar um escurecimento indesejado. Depois do fim do tempo de cozedura, não abra ainda o forno. Deixe o bolo durante mais uma hora no forno desligado. Comece agora a abrir a porta do forno aos poucos para a temperatura baixar gradualmente. Assim, evita-se o risco do bolo colapsar no centro.
Depois de pronto, deixe o bolo durante a noite no frigorífico.
Pode também gostar destes temas