Características
Necessita
Período de colheita
Características
Correct planting
Plantar batata-doce
A batata-doce, oriunda das regiões tropicais da América Central, tem vindo ultimamente a tornar-se cada vez mais popular também na Europa. A batata-doce, rica em nutrientes, pode ser utilizada na cozinha de forma semelhante à da batata comum, embora sejam plantas de espécies diferentes, e traz diversidade e cor aos nossos pratos. Devido à sua origem, a batata-doce não suporta no entanto uma temperatura do solo abaixo dos 10 graus, pelo que se recomenda o cultivo inicial na estufa ou em vasos. Quem não dispõe de uma estufa, deve apenas plantar a batata-doce em campo aberto quando já não se esperam temperaturas negativas.
Se não quiser comprar as plantas de batata-doce já crescidas no centro de jardinagem, pode também cultivá-las a partir dos tubérculos. Para isso há dois métodos: o primeiro assemelha-se ao cultivo de abacate num parapeito de janela com bastante exposição à luz solar. Em vez do caroço do abacate, é a batata-doce que fica na vertical com uma das pontas submersa num copo de água, sendo suportada por palitos enfiados na batata na parte superior e que ficam apoiados na borda do copo. Assim que a batata-doce tiver rebentos de aprox. 20 cm, pode plantá-la, sendo coberta pela metade com terra. O segundo método consiste em deixar as batatas-doces germinar numa caixa com substrato de semeadura numa divisão da casa com bastante luz solar.
Ao plantar batata-doce na horta, há que respeitar uma distância entre filas de 50 a 60 centímetros e uma distância entre plantas de 30 a 40 centímetros. Para conseguir uma boa colheita no vaso, este deve ter um volume de pelo menos 30 litros.
Correct care
Cuidar da batata-doce
As plantas precisam de muita água durante a fase de crescimento devido as suas folhas grandes e suaves, pelo que é preciso regar de forma adequada em períodos de seca prolongados. Deve no entanto evitar a todo o custo que as plantas fiquem encharcadas. À semelhança do que acontece com as batatas normais, também para estas plantas recomenda-se o cultivo em camalhões.
Entre março e setembro recomenda-se a fertilização a cada 3 semanas com farinha de ossos ou chifres bem como a aplicação de um fertilizante universal de longa duração. Sobretudo no caso do cultivo em vasos, uma só fertilização não é suficiente, pelo que se pode recorrer ao nosso fertilizante para frutas e legumes para conseguir colher batata-doce aromática e bem desenvolvida.
Conforme o clima, é possível colher a batata-doce em setembro ou outubro. Assim que as folhas das plantas ficarem amareladas, pode começar a ver se as batatas-doces estão prontas para serem colhidas. Se o tempo frio chegar mais cedo do que o normal, é preciso proteger as plantas com uma camada generosa de folhagem seca ou palha. Após a colheita, é aconselhável deixar as batatas-doces a secar aprox. dois dias ao ar. As folhas da batata-doce são comestíveis e podem ser utilizadas de forma semelhante ao espinafre.
A batata-doce não é muito fácil de armazenar e recomenda-se que seja comida em tempo útil, para evitar que possa apodrecer.
A batata-doce não é apenas um legume muito saudável, mas também a planta fica muito bem no jardim, ainda por mais tem folhas diferentes, conforme a variedade. Algumas variedades ornamentais chegam mesmo a ter flores.
Apetece-lhe cultivar legumes? Saiba mais
Produtos adequados para a cultura da batata doce