1. COMPO
  2. Guia
  3. Plantas de A a Z
  4. Ervas aromáticas, frutas e legumes
  5. Morangos

Características

Morangos

compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
baixo

Período de colheita

Características

Planting location:
Canteiros
Altura da planta:
15-25 cm
Cor da flor:
Branco

Correct planting

Plantar morangos

Local:

Os morangueiros (Fragaria) são plantas perenes, cujos frutos, os morangos, não são bagas, embora assim sejam chamados em várias línguas, mas sim "pseudofrutos" criados pelo receptáculo floral original, nos quais estão agregados os verdadeiros frutos - pequenas sementes chamadas de aquénios. O morango tolera quase todas as condições climáticas. Nos locais mais ensolarados desenvolvem os frutos mais doces. Mas também em sombras parciais é possível obter uma boa colheita de morangos saborosos. Um solo solto, leve (arenoso) com muito húmus é o ideal para os morangos. Um substrato compacto, com tendência para reter água, não é bem tolerado pelos morangueiros.

Plantar:

A altura de plantio ideal é entre julho e agosto. Se forem plantados mais tarde, darão menos morangos no primeiro ano de colheita, uma vez que no ano de plantio já são formados os botões das flores para a próxima primavera. Se conseguir obter morangueiros que foram submetidos a um tratamento especial, pode também começar a plantá-los na primavera. A primeira colheita pode então ocorrer mesmo no primeiro ano.

O solo deve estar solto e recomendamos unicamente utilizar plantas de qualidade compradas em vaso. Isto porque um bom torrão de raízes é um requisito importante para um crescimento saudável e rápido bem como uma boa colheita. Recomendamos enriquecer o solo, deitando algum do nosso substrato universal dentro do buraco de plantio. Assim, as plantas jovens desenvolvem-se ainda melhor. A distância entre plantas a ser observada varia entre 25 e 30 cm, conforme a variedade (se forem duas filas, deixe 50 a 60 cm). Insira as plantas à profundidade certa no solo, por forma a deixar a sua base por cima da superfície do solo e as raízes não serem dobradas. Por fim, regue-as generosamente e mantenha-as bem húmidas durante as primeiras semanas, para favorecer a formação das raízes.

A nossa dica

O ideal é colher os morangos de manhã. É mais fácil evitar pontos de pressão nos morangos, porque estes ainda estão frios.

Correct care

Cuidar de morangos

Rega:

Nos solos arenosos torna-se frequentemente necessário regar os morangueiros, sobretudo quando há pouco precipitação. Isso aplica-se sobretudo se foram plantados há pouco tempo, para garantir que as plantas jovens tenham água suficiente para se poderem desenvolver. As plantas mais crescidas também não devem ter falta de água, pelo menos desde a floração até à colheita. Para evitar que os morangos possam apodrecer, recomenda-se regar as plantas de manhã durante a época da colheita, pois assim os morangos podem secar até ao fim do dia.

Fertilização:

Os morangueiros precisam de um fornecimento regular dos nutrientes certos para poderem desenvolver morangos saudáveis e saborosos. O nosso fertilizante de longa duração para bagas atende estas exigências. O seu teor em potássio melhora o sabor dos morangos e aumenta a sua resistência contra pragas e doenças.

A primeira fertilização deve ser feita na altura do plantio em julho ou agosto e mais tarde recomenda-se uma segunda fertilização em meados de setembro. Se for utilizado um fertilizante de longa duração, é suficiente uma única aplicação na altura da plantação em julho ou agosto.

Para plantas já crescidas, a altura mais importante para a fertilização é após a colheita. A colheita começa em maio e pode, conforme a variedade e o clima, durar até ao outono. Assim, quando chega ao fim, as plantas estão desgastadas e precisam de nutrientes com urgência. Só assim podem regenerar-se e desenvolver muitos botões de flores para o próximo ano.

Poda:

No outono, após a colheita, as folhas velhas podem ser cortadas, deixando apenas 2 a 3 folhas. Visto que as folhas sofrem com frequência ataques de fungos e ácaros, não recomendamos juntá-las ao seu composto no jardim, mas sim deitá-los fora com outros resíduos orgânicos. Ao cortar as folhas, como descrito, reduz a incidência de pragas e doenças e favorece ainda a formação de botões de flores para a colheita do próximo ano.

compo image
Quotemark

Os profissionais plantam com cobertura de plástico.

A cobertura do solo com um plástico especial favorece o crescimento rápido e o início atempado da colheita. Outra vantagem: os morangos ficam mais limpos e secam mais depressa depois da chuva, o que reduz o risco de apodrecerem.

RENE WADAS, especialista fitossanitário

Partilhar