As bagas não são apenas deliciosas, são também poderosas: elas contém muitas vitaminas, fortalecem o nosso sistema imunitário e algumas até possuem características anti-inflamatórias. Não é portanto de admirar que a colheita de bagas no verão seja para muita gente um dos pontos altos do ano no jardim. Saiba aqui mais sobre as diferentes variedades de bagas e os cuidados a ter para conseguir uma boa colheita.
doces
Há mais de 1000 variedades de morangos, logo há muitas variações em termos de forma, cor, tamanho, sabor e altura da colheita. Os morangos são perfeitos para quem não consegue resistir às tentações: estes frutos têm poucas calorias graças ao seu teor de água superior a 90% e são especialmente saudáveis devido ao alto teor de vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio. Do ponto de vista botânico, os morangos na verdade não são bagas, mas "pseudofrutos" criados pelo receptáculo floral original, nos quais estão agregados os verdadeiros frutos - pequenas sementes amarelas na superfície do morango que se chamam aquénios.
Os morangos são classificados de acordo com a altura de floração e amadurecimento da fruta em variedades de maturidade precoce ou tardia. Outra característica importante para o cultivo é a distinção entre morangueiros que dão morangos uma vez ou duas vezes por ano. As variedades que só dão frutos uma vez por ano, tais como Bogota, Elvira ou Havelland, só desenvolvem flores na primavera. As variedades que dão morangos duas ou mais vezes por ano, p. ex. Machern ou Ostara, voltam a ter flores também nos dias longos do verão. Assim, se quiser ter morangos durante um período de tempo alargado, recomendamos-lhe que plante uma mistura de diferentes variedades. Além disso, aplica-se o seguinte: quanto mais cedo plantar, melhor. É que as flores para o ano seguinte são já preparadas entre agosto e outubro. Se plantar mais tarde, terá uma colheita mais fraca. Deverá respeitar idealmente uma distância de aprox. 30 cm entre plantas.
ácidas
As groselhas pertencem á família Grossulariaceae e são bastante robustas. Estas bagas intensamente vermelhas e agrupadas em cachos são bastante ácidas, mas sabem muito bem em forma de doce ou por cima de bolos, por exemplo. Além disso, são ricas em vitamina C. Ainda mais saudáveis e aromáticas são as groselhas pretas: elas melhoram o fluxo de sangue nos nossos vasos sanguíneos, o que reduz o risco de acidentes cardiovasculares. Para quem gosta de bagas e prefere comê-las cruas, pode optar por variedades cujas bagas não têm cor e são doces, tais como Primus ou White Versaille.
Os arbustos das groselhas não têm grandes exigências em termo do local e aceitam locais à sombra ou meia sombra. As bagas só desenvolvem no entanto o seu aroma pleno se apanharem sol suficiente enquanto amadurecem e houver pelo menos duas variedades diferentes plantadas uma ao lado da outra.
frescas
Distingue-se entre dois grupos de variedades no caso das framboesas: as framboesas de verão e de outono.
A vantagem das framboesas de outono consiste em que amadurecem tão tarde que acabam por estar protegidas contra o besouro da framboesa. As variedades de verão dão por outro lado uma colheita mais rica e têm frutos de maior qualidade.
Visto que os arbustos de framboesa podem atingir até dois metros de altura, é aconselhável providenciar-lhes um suporte na forma de uma espaldeira. As plantas individuais devem ser plantadas a uma distância de aproximadamente meio metro uma da outra ao longo da espaldeira. A altura ideal para plantar framboesas é no início de outubro. A framboesas preferem um local ao sol, mas prosperam também numa sombra parcial (preferível nas regiões mais quentes). É importante que o local esteja abrigado do vento. Estas plantas precisam de um solo solto e rico em nutrientes. Elas não toleram ficar com as raízes em terra encharcada.
saborosa
A amora cria ramificações extensas e trepa tudo o que encontra, estando bem protegida graças aos seus espinhos. É por isso que as amoras silvestres também se chamam de silvas. A palavra "silva" vem do latim e significa "selva".
As amoras preferem locais ao sol, pelo que uma parede de casa orientada para sul representa um local ideal para elas poderem trepar. Em alternativa, pode também cultivar amoras em espaldeiras. Plante-as 5 cm mais abaixo do que quando estavam no vaso, para estimular o desenvolvimento de novas ramificações. Corte de seguida os ramos existentes, deixando um comprimento de aproximadamente 30 cm. O solo não deve ser demasiado solto, rico em húmus e bem permeável. O solo ideal para a amora tem um pH entre 5,5 a 6,5.
A amora é uma planta bianual. Isso significa que no primeiro ano surgem os primeiros lançamentos e no segundo ano surgem ramificações a partir dos lançamentos do ano anterior. Quando a planta tiver desenvolvido lançamentos novos suficientes no primeiro ano, poderá podá-la entre finais de maio e inícios de junho. Deixe ficar aproximadamente seis lançamentos novos por cada planta - estes irão ter os frutos no próximo ano. A partir de outubro deve cortar os ramos antigos (com dois anos) rente ao solo.
Sabia que em termos botânicos, também as bananas, as tâmaras, os tomates, os pimentos e as beringelas são consideradas bagas? Uma baga é um fruto que se solta da planta permanecendo fechado e que também não se abre enquanto amadurece.
Torna-se mais fácil conseguir uma colheita bem sucedida, se optar por comprar variedades robustas e cuidar delas corretamente. Um substrato adequado, nutrientes suficientes e rega regular são fundamentais.
O solo ideal para bagas
As bagas preferem geralmente solo solto e rico em húmus. Utilize um substrato de qualidade elevada para plantar bagas, cuja composição vai ao encontro das necessidades específicas dessas plantas. Por fim, regue generosamente. Mas cuidado: deve certificar-se de que não há risco das plantas ficarem encharcadas. Se o solo for demasiado argiloso, poderá enriquecê-lo com composto, folhas ou areia. O pH do solo deve situar-se idealmente entre os 5,5 e 6,0 (ligeiramente ácido).
O fornecimento ideal de nutrientes
As plantas só desenvolvem frutos doces e em grande quantidade, se disporem de nutrientes suficientes. Assim que aparecerem os primeiros rebentos, pode apoiar o crescimento com fertilizante. Se preferir uma fertilização por cada estação, deve utilizar um fertilizante de longa duração.
Os arbustos de bagas requerem cuidados dedicados também após a colheita. Assim pode mimar as suas plantas: comece por retirar as ervas daninhas por baixo dos arbustos, depois solte o solo com um ancinho ou outra ferramenta e incorpore um fertilizante para bagas. Cubra por fim o solo à volta com restos secos de jardinagem, tais como relva cortada, ou palha. Cubra o solo por baixo dos seus morangueiros com palha durante a época principal de crescimento - assim irá prevenir podridão, bolor e sujidade. Aplica-se a seguinte regra às groselhas: visto que têm raízes pouco profundas, deve ter cuidado ao trabalhar a superfície do solo com uma forquilha, por exemplo!
Quando poderá colher as bagas?
A altura da colheita depende da variedade (se tem flores precoces, tardias, tem frutos mais do que uma vez, etc.) e da utilização pretendida. Quanto mais tempo esperar e mais sol as bagas apanharem, mais doces e deliciosas serão. Deve por isso colher as bagas para consumo direto o mais tarde possível, enquanto que as bagas para fazer doces e geleias devem ser colhidas antes de estarem totalmente maduras. Os morangos podem ser colhidos com frequência já antes do verão. Já as groselhas amadurecem um pouco mais tarde, sendo possível colhê-las entre finais de junho e agosto. A framboesas e as amoras podem ser colhidas entre julho e meados de outubro.
A poda dos arbustos de bagas: assim ficam os arbustos com "vontade" de produzir frutos
Logo a seguir à colheita ou ao final do inverno, deverá cortar os ramos mais velhos para que os rebentos mais jovens se possam desenvolver melhor - pois são estes que dão frutos. Corta-se os ramos mais velhos com três a quatro anos para que os rebentos jovens a partir da raíz se possam desenvolver melhor. Rebentos jovens que forem fracos ou ramificações laterais demasiado próximas umas às outras devem igualmente ser cortados. No caso das framboesas e das amoras, são mantidos apenas os rebentos que aparecerem no ano anterior. Os rebentos velhos com dois anos são cortados rente ao solo depois da colheita.
Os caracóis têm uma predileção especial pelos morangos. Eles atacam os morangos e outros legumes durante a noite e conseguem destruir uma colheita inteira. A invasão pode ser contida com recurso a produtos para combater caracóis. Além de uma barreira natural de cálcio das conchas contra caracóis, encontrará na nossa gama de produtos também diferentes tipos de granulado com uma substância ativa contra lesmas.
Entre as doenças típicas causadas por fungos que assolam os morangos conta-se a doença das manchas brancas ou escuras. Nesse caso aparecem durante a altura da colheita manchas circulares com 1 a 4 mm de tamanho nas folhas. No caso da doenças das manchas brancas, as manchas foliares são de cor branca com rebordos escuros enquanto que na outra variante aparecem manchas escuras avermelhadas. Quanto mais fortemente atacadas, mais as manchas se fundem umas nas outras. Para combater estas doenças recomendamos um fungicida, por exemplo na forma de um spray pronto a usar ou então em concentrado para caldas.
A praga dos besouros da framboesa é um dos problemas mais conhecidos das framboesas de verão. Em maio, depois da hibernação, estes besouros procuram alimento sobretudo nas plantas que produzem frutos. As fêmeas depositam os seus ovos depois da fecundação nas flores das framboesas. Assim que as larvas eclodem, começam a alimentar-se dos frutos enquanto estes amadurecem, pelo que a colheita de framboesas se torna muito mais reduzida.
Uma doença causada por fungos que ataca frequentemente as framboesas é a ferrugem das framboesas. Esta doença pode facilmente ser identificada pelas manchas verdes a amarelas na parte superior das folhas. Na parte inferior das folhas, as manchas são intensamente alaranjadas e tornam-se castanhas a pretas com o decorrer do tempo. Se os arbustos forem fortemente atacados, a consequência será uma queda prematura das folhas. Também neste caso poderá recorrer a um fungicida para impedir que a doença se espalhe e evitar novas infestações.
Mais sobre o cultivo de frutas e legumes na própria horta
Produtos adequados para o cultivo de bagas no próprio jardim