Características
Necessita
Período de floração
Características
Correct planting
Plantar azevinho
À semelhança de outras plantas de folhas perenes, o azevinho prefere um local com boa luminosidade ou sombra parcial. Se no inverno o arbusto estiver exposto ao sol direto durante várias horas por dia, isso pode ser prejudicial para as folhas e os ramos mais finos. Se houver demasiada luz solar em combinação com geadas, a humidade contida no arbusto começa a evaporar. Os ramos congelados não conseguem então absorver nova humidade a partir do solo. O azevinho gosta por isso também de ficar na sombra de árvores mais altas no jardim. O azevinho não é exigente no que diz respeito ao solo, mas não tolera um solo muito argiloso e calcário. Se o solo for desse tipo, deve ser trabalhado e enriquecido com areia ou húmus para ficar mais solto antes de plantar o azevinho.
A altura ideal para plantar azevinho é na primavera, quando já não se esperam geadas, para que as raízes se possam desenvolver da melhor forma. Para o jardim, recomendamos a compra de uma planta jovem já de um certo tamanho. Ao escolher, tenha em atenção a altura expectável da planta. A nível do crescimento expectável da planta, existem variedades adequadas para todos as aplicações, desde plantas mais baixas para vasos até variedades em forma de arbusto mais espessas para sebes.
Antes de plantar, recomenda-se mergulhar o torrão do azevinho em água até ficar bem húmido. Pode acrescentar algum composto ao buraco de plantação para dar o melhor início à planta no novo local.
Se quiser ter a alegria de ver as pequenas bagas vermelhas a partir de outubro a seguir à floração branca amarelada, deve plantar duas ou mais plantas perto uma da outra para efeitos de fecundação.
Correct care
Cuidar do azevinho
O azevinho não precisa de nenhum cuidado em especial após se ter habituado ao local de plantação. Deve no entanto ter o cuidado de regar regularmente esta planta de folhas perenes também no inverno em dias sem geadas, sempre que houver períodos de seca prolongados.
Pode apoiar o crescimento e a resistência da planta na primavera por meio da aplicação de um fertilizante para azevinhos ou para o buxo.
O azevinho é uma planta muito robusta. A maioria das variedades resiste ao inverno com temperaturas até aos 15 graus negativos, apenas as plantas jovens ou de vaso necessitam de proteção contra o frio em invernos muito rigorosos.
O azevinho tolera muito bem ser podado e pode ser cortado a qualquer altura. O ideal é cortar o arbusto na forma desejada na primavera com recurso a uma tesoura mecânica para aparar sebes, de modo a não danificar a folhagem. Ao podar esta planta, tenha em consideração que é uma planta de crescimento lento, pelo que levará vários anos a recuperar, se a poda for muito acentuada.
Outras plantas de inverno