Características
Necessita
Período de floração
Características
Correct planting
Plantar flocos de neve da primavera
Os flocos de neve da primavera (Leucojum vernu), também chamados de campânulas ou campainhas de inverno, são plantas de bolbo com um perfume intenso e que anunciam em fevereiro com o seu cheiro a violetas e as suas flores características a chegada iminente da primavera. Esta planta é originalmente oriunda da Europa do Sul e da Europa Central e encontra-se atualmente em muitas partes da terra, tendo-se propagado livremente em campo aberto, mas também se sente muito bem nos nossos jardins.
O floco de neve prefere um local moderadamente húmido a húmido e com solo argiloso rico em nutrientes, idealmente enriquecido com húmus. O local a escolher deve ter sombra, pois o floco de neve não tolera bem a luz solar plena. O ideal é um local por baixo de árvores de folha caduca, onde a planta fica melhor protegida, mas ainda assim pode ser apreciada.
Se quiser plantar o floco de neve da primavera no seu jardim, o melhor é fazê-lo entre setembro e novembro. Para esse efeito, insira os bolbos da planta na terra a uma distância de 10 cm entre eles. Os buracos de plantação devem ser três vezes mais fundos do que o tamanho do bolbo.
Como o substrato adequado, pode plantar os flocos de neve da primavera também em vasos. Para melhorar a qualidade do solo no jardim e também para os plantar em vasos, o ideal é um substrato com um teor elevado em húmus e guano. A qualidade do solo do jardim pode ser facilmente melhorada ao adicionar composto.
Esta planta pode também ser combinada muito bem com outras plantas que florescem na primavera, como por exemplo o acónito de inverno ou o croco.
O floco de neve da primavera pode ser propagado de várias formas.
Auto-propagação: não remova as flores murchas. A flor abre-se e espalha as sementes.
Bolbo: retire bolbos jovens do bolbo principal cuidadosamente ou divida conjuntos de bolbos que tiverem crescido em demasia e plante-os noutro local.
É preciso no entanto alguma paciência até voltar a haver plantas adultas a partir dos sementes ou de outro método de propagação.
Uma vez que o floco de neve da primavera faz parte da lista das plantas ameaçadas, ela encontra-se devidamente protegida e não pode ser simplesmente retirada do seu habitat natural.
RENE WADAS, especialista fitossanitário
Correct care
Cuidar do floco de neve
Se plantar o floco de neve num local que está sempre ligeiramente húmido, só precisa de regar a planta na presença de períodos de seca prolongados. Ao regar a planta, tenha o cuidado de utilizar água macia, como por exemplo a água da chuva e evite a todo o custo que a plante fique encharcada.
Esta planta não precisa estritamente de fertilização quando plantada no canteiro ou jardim, se o solo ou o substrato do vaso ainda contiverem nutrientes suficientes. Logo após a plantação, os nutrientes contidos na terra à partida deverão ser suficientes para uma estação.
Quando os nutrientes contidos no solo estiverem gastos e se notar uma redução no crescimento e na floração, deverá ajudar com um fornecimento adicional de nutrientes, por exemplo na forma de um fertilizante universal. Se aplicar um fertilizante líquido adicionado à água da rega, consegue evitar o risco de queimaduras nas raízes e nos bolbos sensíveis, uma vez que o fertilizante se pode distribuir de forma uniforme com a água.
Aplique o fertilizante na primavera, num dia livre de geadas, quando a planta começar a rebentar. Não se recomenda continuar a fertilização a partir de março ou abril, pois a planta começa nessa altura a preparar-se para o seu período de repouso.
O floco de neve da primavera é resistente ao inverno e não precisa de passar o inverno dentro de casa. Se houver pouca ou nenhuma neve e períodos de seca no inverno, deve no entanto ter sempre o cuidado de não deixar a terra secar por completo. Para isso, basta regar a planta moderadamente nos dias em que não houver temperaturas negativas.
A planta não precisa de ser regada se houver neve suficiente por forma a ficar ligeiramente tapada pela camada de neve. Também não é preciso afastar a neve da planta, uma vez que as flores desbravam por si próprias o seu caminho pela neve para se mostrar ao mundo com toda a sua beleza.
Cuidado com roedores: esta planta de bolbo é muito apreciada por ratos e outros roedores, pelo que se pode tornar necessário proteger as plantas com cestas de plantio. Assim, evita-se que possam ser comidas pelos roedores.
Cuidar das plantas em jardins interiores