Características
Necessita
Período de floração
Características
Correct planting
Plantar a hera
A hera (Hedera helix) espalha-se com muita facilidade e pode desenvolver ramos com um comprimento até aos 20 m. Assim, o local deve ser escolhido com cuidado, pois quando a planta tiver trepado uma fachada, torna-se muito difícil removê-la novamente, devido às suas raízes especiais. A hera prefere um local à sombra ou com sombra parcial. Um local fresco sem luz solar direta é o ideal. É no entanto também possível cultivar a hera como planta de vaso na varanda, no terraço ou mesmo dentro de casa. Ao contrário do que acontece quando plantada no jardim, a hera prefere um local com bastante luz quando é colocada dentro de casa. Mas também aqui aplica-se: evitar a exposição direta à luz solar. O ideal é um local ameno, onde a temperatura não ultrapassa os 18 graus e não desce abaixo dos 10 graus no inverno. A hera também não suporta ar interior muito seco quando é cultivada dentro de casa, pois isso pode levar rapidamente à planta ser atacada por ácaros.
A hera pode ser plantada a qualquer altura do ano. A altura ideal para plantar em campo aberto é no entanto a primavera ou o outono, uma vez que o solo não seca tão depressa. A hera prefere um solo solto com húmus rico em nutrientes e com camadas inferiores calcárias. Para a plantação em vasos ou no interior recomenda-se substrato para plantas verdes ou palmeiras. As plantas devem sempre ser bem regadas antes de serem plantadas.
Correct care
Cuidar da hera
Quando a hera é plantada no jardim, deve ser regada regularmente nas primeiras semanas após a plantação por forma a manter a terra sempre húmida. Assim que estiver bem habituada ao local, já só precisa de ter o cuidado de não deixar a terra secar por completo. Quando a hera é plantada em vaso na varanda, no terraço ou dentro de casa, é preciso regá-la moderadamente, mas de forma regular. A hera não tolera ficar com o torrão seco ou encharcada por períodos longos.
Um solo pobre pode ser enriquecido por meio de composto e da fertilização com o nosso fertilizante de longa duração para coníferas, para que seja garantido o fornecimento adequado de nutrientes. No caso da plantação em vaso, seja no interior ou no exterior, aconselhamos a fertilização regular com o nosso fertilizante para plantas verdes e palmeiras. É suficiente adicionar o fertilizante à água da rega de duas em duas semanas. Apenas no inverno deve ser respeitado um intervalo de repouso sem fertilização durante seis a oito semanas.
A hera cresce pouco nos primeiros anos, pelo que até lá não deve haver necessidade de poda ou corte numa determinada forma. Passado algum tempo, a hera começa no entanto a ter a tendência de crescer de forma exagerada em todas as direções. Se isso acontecer, deve mesmo realizar uma poda. Caso contrário, a hera espalha-se de forma descontrolada e é muito difícil removê-la nesse caso. Os meses julho e agosto são a melhor altura para podar a planta e dar-lhe a devida forma, desde que o tempo esteja um pouco mais fresco e nublado. Se a planta já for mais antiga, pode tornar-se necessário podá-la de novo em outubro ou abril. Um corte mais radical só deve ser feito no entanto durante o período de repouso no inverno.
A hera não tem problemas em resistir ao inverno quando plantada no jardim e não há necessidade de tomar quaisquer medidas. Se estiver plantada num vaso e ficar ao ar livre durante o inverno, torna-se no entanto importante proteger a planta da luz solar excessiva. Isso é particularmente importante no caso de plantas jovens. Além disso, a planta só deve ser regada quando não há geadas e apenas com a quantidade de água necessária para o substrato não secar.
Mais sobre plantas de jardim