1. COMPO
  2. Guia
  3. Plantas de A a Z
  4. Plantas de jardim
  5. Tremoceiro

Características

Tremoceiro

compo image
compo image

Necessita

Regar:
pouco
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
baixo

Período de floração

Características

Planting location:
Canteiros
Altura da planta:
80-120 cm
Cor da flor:
Branco, violeta, cor-de-rosa, vermelho ou amarelo

Correct planting

Plantar tremoceiros

Local

O tremoceiro adora o sol -  ele só desenvolve floração rica e colorida em locais com sol pleno. Rajadas de vento fortes representam no entanto um perigo grande para os caules das flores pesadas, pelo que deve escolher um local ao abrigo do vento para os seus tremoceiros. Os tremoceiros de crescimento forte em altura encontram ainda estabilidade suficiente quando são plantadas em grupos ou em frente de sebes.
 

Plantar

Há várias maneiras de obter um tremoceiro. Se a planta for comprada já crescida, o ideal é plantá-la no jardim na primavera para que tenha tempo suficiente para se habituar ao local durante o verão. Prefere semear os tremoceiros? Então aconselhamos optar por variedades resistentes ao inverno. As sementes devem ser plantadas diretamente no canteiro em maio, ou então cultivadas em vaso no parapeito de uma janela a partir de janeiro. Existe um truque simples para garantir que a maior parte das sementes germine: ponha as sementes numa tigela com água na noite anterior ao dia em que as pretende por na terra.

Doenças causadas por fungos são uma ameaça grande para os tremoceiros. Recomendamos por isso que deixe pelo menos um metro entre cada planta - assim, a água da rega e da chuva pode drenar mais facilmente. Se o solo for demasiado lamacento, é boa ideia adicionar um pouco de  areia.

Atenção

Infelizmente os caracóis e as lesmas apreciam imenso os tremoceiros jovens. Assim, sobretudo ao semear tremoceiros em campo aberto, devem ser tomadas providências na forma de barreiras ou aplicação de produtos fitossanitários contra caracóis e lesmas.

Correct care

Cuidar de tremoceiros

Rega

Os tremoceiros não podem ser cultivados em vasos devido às suas raízes muito profundas, mas graças às raízes longas vão buscar facilmente a água que precisam. Assim que a planta estiver bem enraizada no local, já só precisa de ser regada em períodos de seca prolongados. Para evitar que a planta possa ficar encharcada, recomendamos que trabalhe um pouco o solo à volta da planta após chuvadas muito fortes, para ficar mais solto.

Fertilização

No que toca aos nutrientes, o tremoceiro trata de si próprio. Recorrendo a umas bactérias especiais contidas nas suas raízes, a planta consegue utilizar o azoto do solo diretamente para si. Se agora ainda juntar um fertilizante para flores com azoto, a planta terá rapidamente nutrientes a mais e há o risco das raízes apodrecerem. Uma dose adicional de cal ou farinha de ossos não fará mal nenhum no entanto.

Poda e divisão da planta

Normalmente não é necessário podar os tremoceiros para terem a forma desejada. Remova apenas os caules murchos após a primeira floração, para que possa desfrutar de uma segunda floração. Ao mesmo tempo, se retirar cedo as flores, evita que a planta se propague de forma descontrolada através das suas sementes. Se o tremoceiro gostar do seu jardim, vai propagar-se ao longo dos anos por meio das raízes. Aconselha-se por isso dividir as plantas na primavera, todos os anos. Plante de seguida apenas os rebentos novos que separou.  

Partilhar